Blog do Eliomar

Centro Dragão do Mar e Instituto Dragão do Mar com nova estrutura e gestões distintas

O Conselho Administrativo do Instituto Dragão do Mar (IDM) reconduziu ao cargo de presidente da instituição o antropólogo e jornalista Paulo Linhares. Realizada no último dia 14 de fevereiro, a reunião do conselho aprovou ainda novos contratos de gestão para o ano de 2019, nova estrutura com extinção de duas diretorias (a diretoria de Conteúdo e Mídias e a da Rede de Escolas Criativas) e, a partir de agora, as instituições gerenciadas pelo IDM passam a ter superintendências e não mais diretorias. Estas se concentram no IDM.

Foi aprovada pelos conselheiros a reforma que separa física e administrativamente IDM e Centro Dragão do Mar (confira o novo organograma abaixo). Dessa forma, o IDM estabelece-se como holding que supervisiona e administra a gestão, formação e ação cultural de nove equipamentos/instituições do Estado, sendo cada um deles comandados por suas respectivas superintendências. São os equipamentos/instituições: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Vila da Música (no Crato) e Casa de Saberes Cego Aderaldo (em Quixadá). Estão sendo preparados ainda para futura gerência do IDM os contratos de gestão do Centro de Formação Olímpica (CFO) e Escola de Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes.

O Conselho Administrativo do Instituto Dragão do Mar é formado por Élcio Batista, Secretário de Estado Chefe da Casa Civil; Fabiano Piúba, secretário de Cultura (Secult-CE); Tiago Santana, do Instituto da Fotografia (IFOTO); Dermeval Carneiro, do IDM; Marcus Antonio Moura Tavares, da Associação dos Profissionais de Cinema do Norte e Nordeste (APCNN); e pelo professor Tarcísio Pequeno, presidente do Conselho Administrativo do IDM, presidente da Funcap e professor honorário da UFC.

Sobre Paulo Linhares

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Graduado em Antropologia Social pela Universidade René Descartes – Paris V, foi Secretário da Cultura do Estado do Ceará. Criou o Instituto Dragão do Mar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Bienal do Livro, a Orquestra Eleazar de Carvalho e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Foi Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP/Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Audiovisual do Brasil. Atualmente, é Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará – UFC e Presidente do Instituto Dragão do Mar – IDM.

Nova estrutura da holding Instituo Dragão do Mar

Diretor-presidente
Paulo Linhares

Diretor de Planejamento e Gestão
Roberto Freire

Diretora de Formação
Bete Jaguaribe

Diretora de Articulação Institucional
Rachel Gadelha

Nova estrutura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Superintendente
Natasha Faria

Gestora Executiva – Administrativo-Financeiro
Nathalia Sobral

Gestor Executivo – Ação Cultural
Marcio Caetano.