Blog do Eliomar

Izolda abre seminário internacional sobre segurança pública

A vice-governadora Izolda Cela abriu na noite desta quinta-feira (6), no Centro de Eventos, o Seminário Internacional Cidades Seguras: Múltiplos Olhares, que conta com palestras de estrategistas em segurança pública, a partir desta sexta-feira (7).

“É um evento que abre diálogos importantes. A gente precisa disso, desses espaços de reflexão, que trazem experiências nacionais e internacionais com foco específico na educação e na prevenção de violência”, ressaltou a vice-governadora.

O evento, uma parceria do Governo do Ceará com o Instituto Aliança, estabelece a discussão sobre a complexidade de construir cidades seguras referenciada em estudos e experiências nacionais e internacionais.

Após a abertura do evento, o colombiano Óscar Sánchez, coordenador nacional do Programa Educapaz, tratou do tema “Jovens, escola e violência urbana: O olhar sobre as políticas públicas, fenômenos de poder e governança”.

Nesta sexta-feira, serão realizados dois painéis temáticos. O primeiro painel apresenta duas experiências internacionais e duas nacionais: a Aprendizagem em Serviço desenvolvida pela Organização Clayss, da Argentina; o Programa Educapaz, da Colômbia, com as “aulas em paz”; a iniciativa desenvolvida em Recife com o Centro Comunitário da Paz (COMPAZ); e a atuação do Pacto por um Ceará Pacífico, realizado em seis territórios no Estado do Ceará.

O segundo painel contará com a participação de Michelle Ramos, do Instituto Igarapé, e do arquiteto Fausto Nilo, além de debatedores, que farão intervenções sobre o tema cidades seguras.

(Foto: Divulgação)