Blog do Eliomar

Ceará alcança a meta de vacinação contra a gripe

O Ceará atingiu a meta de 90% na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que definida pelo Ministério da Saúde. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado, adiantando que, até as 16 horas desta quarta-feira, 2.311.639 (90,18%) pessoas dos grupos prioritários haviam se vacinado. Ainda assim, o órgão destaca ser importante que quem não se vacinou e faz parte dos grupos prioritários deve se vacinar.

A campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira, 14. Todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses estão atendendo.

Cuidados

Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir o vírus da gripe, além da vacina, devem ser adotadas medidas como: lavar bem as mãos antes de se alimentar, antes de tocar olhos ou boca e ao chegar da rua, evitar aglomerações. “Quem está tossindo ou espirrando, deve cobrir a boca com lenço ou antebraço, ações conhecidas como etiqueta da tosse”, ressalta a médica.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou no dia 10 de abril. O objetivo é a redução das formas graves e complicações pela Influenza, além da redução da mortalidade pela doença. No Ceará, 157 municípios já alcançaram a meta da cobertura vacinal que é de 90%.