Blog do Eliomar

Reitor da UFC – Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará divulga nota de apoio a Custódio Almeida

Nesta quinta-feira, a Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece), divulgou nota oficial em apoio ao nome do professor Custódio Almeida, atual vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, para o cargo de reitor da Instituição. Custódio foi o mais votado na consulta à comunidade universitária e também o primeiro na lista tríplice enviada pela UFC para Brasília. Confira a nota:

NOTA DA APRECE

A Universidade Federal do Ceará é um pilar fundamental do sistema do Ensino Superior do Ceará, e sua atuação impacta positivamente todo o território cearense, buscando atender às mais diversas e complexas demandas da sociedade, atingindo, de forma relevante, todos os municípios cearenses. Nos seus quase 65 anos de fundação, já promoveu a formação humana e inovadora de mais de 80 mil profissionais, preparando-os para uma atuação inovadora e transformadora.

O fomento à geração de conhecimento tem oferecido um apoio inestimável ao desenvolvimento sustentável do Ceará e do Nordeste. Exemplo disso são os mais de 13 mil professores da educação básica do Ceará formados em parceria com o Ministério da Educação, entre outros projetos relevantes em diferentes âmbitos. Isso atesta a complementaridade que existe entre os diferentes níveis de ensino e aponta a necessidade de fortalecer e expandir a parceria da Universidade com os municípios cearenses.

A Universidade brasileira tem passado por importante expansão e interiorização no período recente, o que tem favorecido diretamente diversas cidades. Artigo acadêmico recente, por exemplo, avaliou o impacto da política de expansão das universidades federais sobre as economias municipais a partir de indicadores de produção e renda. Os resultados do estudo indicam que a implantação dos novos campi foi capaz de elevar a renda per capita dos municípios beneficiados.

Desse modo, a Universidade Federal do Ceará tem promovido um profícuo relacionamento com a sociedade alicerçado na difusão científica, tecnológica, artística e cultural e no desenvolvimento comunitário, sintonizados com as demandas sociais. Por isso, como aponta a sua missão, a UFC tem se firmado, cada vez mais, como instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil a partir da preservação, geração e produção de ciência e tecnologia, e de integração com o meio. Projetos de dessalinização da água, pesquisa em energias alternativas e liderança nacional em Ciências Básicas são exemplos de como a UFC tem conseguido contribuir com o nosso estado nos últimos anos. Essa missão também é a nossa.

No dia 20 de maio último, o Conselho Universitário da UFC referendou o nome do professor Custódio Almeida, atual vice-reitor, como próximo dirigente da instituição. No colegiado superior, ele teve a maioria absoluta dos votos dos conselheiros, conquistando 25 dos 48 votos possíveis. Antes, no dia 08 de maio, já  avia vencido a consultar à comunidade universitária, também com maioria absoluta nos três segmentos: docentes (52,12%), estudantes (70,14%) e técnico-administrativos (53,07%).

Com o resultado, a universidade chancela uma proposta que tem como bases principais o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, do incentivo à pesquisa e Pós-Graduação, a ampliação das Relações Interinstitucionais, o fomento ao empreendedorismo e à inovação e a defesa de política ambiental condizente com as demandas contemporâneas. A manifestação expressiva e coerente do Conselho Universitário sinaliza que a universidade tem encarado o atual contexto político-institucional com o amadurecimento que se espera de uma instituição sólida e relevante que é.

Nesse sentido, estamos alinhados com o desejo manifestado pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes): “devemos garantir o reconhecimento da expressão legítima da vontade da instituição, também com o claro benefício político e administrativo de que, dessa maneira, contribuiremos para a agregação interna de uma comunidade voltada à realização de ensino, pesquisa e extensão de qualidade”. Assim, a sociedade cearense continuará a contar com as contribuições
imprescindíveis oferecidas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fortaleza/CE, 11 de julho de 2019.

*Nilson Diniz
Presidente da Aprece.