Um Comitê Permanente da Saúde com ouvidores da clientela

Com o título “Ouvidores no Comitê de Saúde”, eis artigo da professora Fátima Vilanova (Uece). Ela elogia a decisão do governador Camilo Santana (PT) de criar um comitê permanente da área da saúde e sugere que, nesse organismo, haja a participação de ouvidores de hospitais, UPAs e postos de saúde. Confira:

O quadro grave da saúde pública no Ceará, mostrado pelos meios de comunicação, surpreendeu a todos, em face da construção de hospitais, UPAS e postos de saúde, nos âmbitos do Estado e do município de Fortaleza. Antes da veiculação dos problemas pela imprensa, o atendimento de saúde parecia uma questão finalmente resolvida. A pergunta que não quer calar: Por que os secretários das pastas não se anteciparam em conhecer a realidade do setor e apresentá-la ao prefeito e governador, evitando o sofrimento da população e o desgaste das administrações?

Felizmente, ambas as autoridades, prefeito Roberto Claudio e governador Camilo, tomaram a linha de frente, verificando in loco os problemas, dialogando com os que fazem a saúde no dia-a-dia, buscando conhecer os óbices, articulando inteligências e esforços para a solução das dificuldades.

É digno de louvor, a criação do Comitê de Saúde, pelo governador, para saber o que acontece dentro da máquina, nas suas entranhas, e que não chega ao seu conhecimento por omissão de dirigentes. Sugiro que representantes dos usuários tenham assento no Comitê, mediante a participação de ouvidores de postos, hospitais e Upas.

Os ouvidores da Saúde têm muito a contribuir, pois estão, diariamente, em contato com os usuários, recebendo reclamações, sugestões e elogios, que geram recomendações aos dirigentes. As informações levadas pelos pacientes propiciam a montagem de uma verdadeira radiografia do funcionamento da instituição, constituindo componente importante para a tomada de decisões.

Os secretários e diretores de unidades de saúde têm que sair dos gabinetes, ver o que acontece ao seu redor, ouvindo suas equipes de trabalho, empenhando-se em levar ao prefeito e governador as dificuldades enfrentadas.

Ouvir a todos é uma atitude de sabedoria, que revela bons governantes e gestores. Isto já constitui um grande começo para o êxito das ações que a Saúde requer.

* Fátima Vilanova,

Doutora em Sociologia e ex-ouvidora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

E-mail: mfatimavvilanova@gmail.com

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

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