66,4% dos consumidores de Fortaleza possuem algum tipo de dívida

A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada neste mês de setembro, constatou: 66,4% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O índice veio +2,7 pontos percentuais acima do indicador do último mês de agosto (63,7%) e superior ao índice de setembro do ano passado (64,0%). A informação é da Fecomércio.

Apesar do aumento na taxa geral de endividamento, tanto o indicador de contas em atraso quanto o de inadimplência potencial tiveram melhora. A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso melhorou -2,1 pontos percentuais, passando de 20,9% dos consumidores em agosto, para 18,8% neste mês – o melhor resultado desde abril de 2015 (18,5%).

O tempo médio de atraso é de 65 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro – a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 57,6% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 30,1%, seguido da contestação da dívida (11,7%).

Comprometimento da renda

Em Fortaleza 66,4% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: cartões de crédito, citados por 83,6% dos entrevistados; financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 12,9%; carnês e crediários, com 7,4%; e empréstimos pessoais, com 6,7%.

O consumidor utilizou o crédito para: Consumo de itens de alimentação (60,6% das respostas); Compra de artigos de vestuário (38,1%) Realização de despesas de educação e saúde (37,3%); e Aquisição de eletroeletrônicos (31,0%). O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.292, com prazo médio de oito meses, comprometendo 36,9% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

Inadimplência

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terá condições financeiras para honrar seus compromissos, teve diminuição de -2,6 pontos percentuais, passando de 9,9%, em agosto, para 7,3% neste mês. O resultado também é inferior à taxa de setembro do ano passado (8,0%), mantendo a tendência de queda do indicador.

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (inadimplência potencial de 9,1%), com idade acima dos 35 anos (8,4%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (7,7%).

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 75,7% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 12,1% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 12,2% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

• A falta de orçamento e controle dos gastos, com 38,4%;
• O aumento dos gastos considerados essenciais, com 31,1%;
• As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 25,5%;
• Redução dos rendimentos, com 17,3%;
• Compras antecipadas, com 16,4%;
• A facilidade de acesso ao crédito, com 13,2%; e
• Desemprego, com 11,0%.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

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