A maior obra que um prefeito pode deixar para sua cidade é uma educação de qualidade

Com o título “Prêmio Escola Nota Dez”, eis artigo do deputado federal e ex-prefeito de Sobra, Leônidas Cristino, Ele fala dos avanços no setor educacional de várias Prefeituras cearenses e diz que “a maior obra que um prefeito pode deixar para sua cidade é uma educação de qualidade”. Confira:

A prioridade na educação não é para ser figura de retórica. O Brasil precisa adotar esta política pública como prática e compromisso com metas claras, compartilhadas com a comunidade escolar. A educação exige um esforço continuado para perseguir os objetivos traçados e produzir resultados palpáveis.

Uma educação de qualidade é maior obra que um prefeito pode deixar para a cidade. Digo isso porque dei prioridade a este setor quando fui prefeito de Sobral, ainda hoje líder nos indicadores de educação no país, com influência direta sobre outros municípios do Ceará. É um trabalho de 18 anos iniciado pelo gestor que me antecedeu, Cid Gomes e continuado por Veveu Arruda, que me sucedeu.

Vejo com satisfação o bom desempenho dos ganhadores do Prêmio Escola Nota Dez, conferido às escolas públicas do ensino fundamental que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no 2º ano e do 5º ano no Ceará. Um dos critérios da premiação, já conquistada por escolas de Sobral em anos anteriores, é que a vencedora em um ano, no ano seguinte fica fora da competição. Por isso escolas do município não estão entre as primeiras colocadas.

Na liderança do ranking este ano estão duas escolas de Reriutaba, vencedoras nas duas categorias. A escola Zacarias Cordeiro de Paula é primeiro lugar na categoria Alfabetização no 2º ano e a escola Deputado Manuel Rodrigues é primeiro lugar na categoria 5º ano (Português e Matemática).

No 5º ano do ensino fundamental, a escola Maria Soares Frota, de Massapê, conquistou o terceiro lugar. O segundo lugar ficou com a Escola Francisco Pedro Barbosa, de Pedra Branca. Na categoria Alfabetização, o prêmio pelo segundo lugar foi dado à escola José Mariano de Melo, de Ipueiras; e o terceiro lugar à escola Jorge Furtado Leite, de Novo Oriente.

Em número de escolas premiadas, Massapê lidera com 15 escolas; seguido por Quixeramobim, com 14, Reriutaba com 12 e Coreaú com 10 escolas. Coreaú se destacou pelo crescimento de 74,7% em proficiência na alfabetização, onde toda criança de sete anos no 2º ano já sabe ler e escrever. Já no 5º ano escolar, o município cresceu no ranking estadual – da 149ª posição em 2012 para a 31ª posição em 2013, o quarto maior crescimento do estado.

Premiações como esta confirmam o rumo certo ou servem para ajustar o foco. Mostram boa gestão e modelos a serem copiados. Os vencedores têm o reconhecimento pela conquista e os meus parabéns.

Leônidas Cristino

dep.leonidascristino@camara.leg.br
Deputado federal.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − três =