ABCR é condenada a indenizar vítima de acidente de trânsito

“A Associação Beneficente Cearense de Reabilitação (ABCR) foi condenada a pagar R$ 45 mil para a família de J.H.M.F., vítima de acidente causado por ônibus da instituição. A decisão é da juíza Maria Vera Lúcia de Souza Saleri, do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza. A magistrada também determinou o pagamento de pensão mensal no valor de R$ 1.840,00, até a data em que a vítima completaria 65 anos de idade. Além disso, a associação deverá ressarcir o valor gasto com o funeral.

O acidente ocorreu no dia 26 de julho de 2004, por volta das 10h30, na avenida Osório de Paiva, em Fortaleza. Segundo os autos (nº 274673.38.2000.8.06.0001/0), um ônibus dirigido por funcionário da ABCR subiu o canteiro da pista e atingiu a moto de J.H.M.F., que morreu no local. A viúva e as duas filhas da vítima ingressaram na Justiça requerendo indenização por danos morais e materiais. Alegaram que dependiam financeiramente de J.H.M.F., que prestava serviços em manutenção de informática para várias empresas.

Na contestação, a ABCR sustentou que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da vítima, pois a moto estaria em alta velocidade quando colidiu com o ônibus. Afirmou ainda que o motociclista estava sem capacete.

Ao julgar o caso, a juíza não acolheu a tese da associação. “Considere-se que o automóvel atropelador pertence à ABCR, prova suficiente para imputar à requerida a responsabilidade direta pelo fato, já que seu dever impunha-lhe a cautela em não ceder o veículo ou guardá-lo de modo que evitasse ameaça ou agressão à integridade alheia”. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quarta-feira.”

(TJ-CE)

 

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =