Acquario – Obras começam mês que vem

“Tido como a grande aposta do Governo para fomentar o turismo de lazer no Estado, o Acquario Ceará começa a ser construído no próximo mês. Parte de um processo licitatório terminado em 8 de julho, a etapa compreende a adaptação da estrutura física do prédio do antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), na Praia de Iracema.

Segundo o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Bismarck Maia, é a preparação do prédio para receber o maquinário e tanques que abrigarão espécies marinhas de diversas partes do planeta. A empresa responsável pela obra é a CG Construções LTDA, que fará o serviço por R$ 16,9 milhões.

Mesmo sem precisar o dia de início de execução do projeto, Birmarck previu a finalização deste primeiro momento para maio de 2011. Daí em diante, serão mais 19 meses de obras até o Acquario ficar pronto e ter as portas abertas ao público. O Governo estima receber 1,2 milhão de visitantes a cada ano, o que deve gerar uma receita de R$ 21,5 milhões só em entradas e consumos internos. “Seremos ícones para o Brasil”, antevê o secretário.

Outro viés

Para além do caráter turístico, espera-se incremento na produção de pesquisas científicas. O Acquario servirá de laboratório para estudiosos das águas. “Vai ser um local de lazer e educação”, resume Bismarck Maia.

No Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, alguns professores estão sendo capacitados para atuarem no equipamento.

Com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), eles estão defendendo teses de doutorado na área. “A gente pode fazer a reprodução de espécies que estão com baixa densidade demográfica e contribuir para o repovoamento delas”, explica o diretor do Labomar, Manuel Furtado.”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Acquario – Obras começam mês que vem

  1. O Ceará vai muito “bem” de saúde e segurança, para usar seus poucos recursos nesta obra megalomaníaca. Que tal fazer outra obra para atrair os turistas? O “museu do desperdício”, nele poderiam ser expostos as Hiluxs acidentadas, fotos de viagens de jatinhos e cartões postais de Nova York.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 5 =