Açude Gavião sangra e vazão do Pacoti é fechada para evitar desperdício

“A barragem Gavião, em Pacatuba, é o primeiro reservatório monitorado a sangrar no Ceará em 2015. E, para que a sangria não aumente e haja desperdício de água no sistema que abastece Fortaleza, a vazão do açude Pacoti (reservatório que alimenta o Gavião) foi fechada. Para a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a recarga da barragem reduz a transferência de água do sistema, facilitando o acúmulo nos reservatórios que o compõe, mas não representa melhoria da garantia hídrica.

A Capital é abastecida por um sistema que conduz água a partir do açude Castanhão, seguindo para o açude Pacoti, que está interligado a outro reservatório, o Riachão. Após fazer este percurso, a água chega à barragem Gavião e segue para a Estação de Tratamento (ETA).

“O Pacoti ganhou cerca de 4,7 milhões de metros cúbicos nestas últimas chuvas. Isso é favorável porque o nível do açude não caiu, como na maioria (dos reservatórios). Mas ainda não tem grande melhora”, comentou o assessor técnico da presidência da Cogerh, Gianni Lima.

Conforme ele, o Gavião está permanentemente com alto volume de água para que o abastecimento da ETA aconteça. “Se não continuar chovendo, logo ele volta para os 90% de volume”, afirmou Gianni.

Em fevereiro, o açude Pacajus (que também envia água ao Gavião) conseguiu aporte de 1,12 milhão de metros cúbicos de água, porém, sem alterações significativas de volume, e o Riachão registrou aumento de 3,5 milhões metros cúbicos. Já o Castanhão, estratégico para o abastecimento de Fortaleza e da Região Metropolitana, teve o volume reduzido de 1,7 bilhão de metros cúbicos para 1,5 bilhão.”

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Açude Gavião sangra e vazão do Pacoti é fechada para evitar desperdício

  1. Graças a Deus!!!!!!!!!!!!

    Estou pedindo, diariamente, ao nosso querido “São Pedrinho” para abrir as “adutoras do céu” diretamente lá no Castanhão. Se não chover muito por lá, prezado blogueiro, continuaremos na mesma,viu!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dois =