Alguém atentou que esta senhora faz hoje 122 anos?

Pois é! Neste sábado (19) a bandeira do Brasil completa 122 anos. A data foi instituída quatro dias após a proclamação da república, em uma homenagem ao símbolo máximo da pátria. Lembro que em meu tempo de escola o Dia da Bandeira era recheado de homenagens e não era somente porque naquela época o país era governado por militares. Havia realmente um sentimento de patriotismo.

Mas eis algumas condutas que valem a pena lembrar:

Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

 Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

(com enciclopédias)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

3 comentários sobre “Alguém atentou que esta senhora faz hoje 122 anos?

  1. O patriotismo hoje infelizmente é vestir uma camisa verde e amarela e torcer em dias de jogos da seleção… muita coisa mudou pra pior…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =