Alunos da UFC desenvolvem aplicativo que lista pontos adequados para descarte de materiais

estuntess

Ao perceber que muitas pessoas desejavam destinar corretamente resíduos e utensílios domésticos, mas não tinham informações acessíveis e confiáveis sobre onde depositar cada material, os estudantes Cássia Liliane Cavalcante e Anderson Tavares, do Curso de Ciências Ambientais da UFC, decidiram inovar. Eles são os criadores do DescarteINFO, aplicativo que lista os pontos de coleta regulamentados em diversas áreas de Fortaleza.

“Observamos que existiam vários pontos de coletas de diferentes resíduos, mas as informações estavam espalhadas em diferentes sites ou desatualizadas. Daí surgiu a ideia de mapear esses pontos e disponibilizá-los em um só local”, explica Cássia. Com auxílio do programador Felipe Araújo e da colega de curso Ticiana Costa, eles desenvolveram a ferramenta, que já conta com 160 pontos de coleta cadastrados. O aplicativo dispõe de informações sobre os materiais recebidos em cada local, endereço, telefone e funcionamento dos pontos de descarte, a rota até cada ponto e a categorização de resíduos e utensílios.

Com a ferramenta, os usuários podem saber onde podem descartar corretamente os seguintes materiais: celulares, cartuchos, eletrodomésticos, eletrônicos, embalagens de vidro, embalagens do tipo longa vida (como caixas de leite), entulho, resto de poda, garrafas PET, lâmpadas, livros, medicamentos, metais, móveis velhos, óleo e gordura residuais, papel, papelão, pilha e baterias, plásticos, roupas, banners de lona, tampinhas de garrafas PET e cartões de plástico.

Atualmente, o DescarteINFO está disponível para download gratuito na GooglePlay (para celulares ou tablets com sistema operacional Android) e App Store (para iphones e ipads, que utilizam o sistema iOS).

Daqui para frente, os estudantes pretendem firmar parcerias que possibilitem melhorias no aplicativo, disponibilizando mais funções (como dicas sobre descarte correto e avaliação dos pontos de coleta pelos usuários), bem como a constante atualização dos dados listados. “Além disso, pretendemos utilizar a experiência do DescarteINFO para gerar pesquisas e trabalhos acadêmicos”, acrescenta Cássia.”

(Site da UFC)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 10 =