Após Ceará, mais três Estados querem criar conselhos de comunicação

“Pelo menos mais três Estados se preparam para criar conselhos de comunicação com o objetivo de monitorar a mídia, a exemplo do já ocorrido no Ceará, informa reportagem de Elvira Lobato, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

O governo de Alagoas, do PSDB, estuda transformar um conselho consultivo em deliberativo, com poder semelhante ao do cearense.

No Piauí, um grupo de trabalho nomeado pelo ex-governador Wellington Dias (PT) propôs a criação de órgão para, entre outras funções, vigiar o cumprimento das regras de radiodifusão.
Na Bahia, governada pelo PT, o conselho seria vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado.

Nos três casos, há envolvimento do Executivo. Em São Paulo, tramita projeto similar ao do Ceará. A criação dos conselhos foi recomendação da Conferência Nacional de Comunicação, convocada pela gestão Lula.

Entidades da área criticam as iniciativas. A Abert (do setor de rádio e TV) teme a simulação de “clamor para justificar” o controle social sobre a mídia pelo governo federal.”

(Folha Online)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Após Ceará, mais três Estados querem criar conselhos de comunicação

  1. ESSA HISTÓRIA DE ” CONSELHOS ” É MAIS UMA CRIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS
    DO PT, QUE QUER A TODO CUSTO ” LIMITAR ” A IMPRENSA E NÃO QUER
    OPOSIÇÃO NA CÂMARA E NO SENADO …
    POR QUÊ ?????????

    ESSA É A DEMOCRACIA DO PT ????

    HÁ ALGUNS ANOS, SE OUTRO PARTIDO TOMASSE ESSA MESMA INICIATIVA
    O PT TODO IA PARA AS RUAS, PRAÇAS, ETC… BRADAR POR LIBERDADE
    E DEMOCRACIA.

    QUE SAUDADE DO ” VELHO PT ” !!!!!!!

  2. FIM DO MONOPOLIO DE EMISSORAS COMO A REDE GLOBO
    Um novo caminho se abre para o Brasil. Na prática as grandes emissoras como a rede globo que manipulam as notícias, a forma como a população vê o mundo começa a desabar.
    As retransmissoras, proibidas de terem uma programação local, poderão agora criar sua própria programação e tratar dos problemas locais e opinarem nos grandes problemas nacionais.
    É o início da decadência dos monopólios de comunicação.
    Cabe lembrar que o estopim destas modificações foi amanipulação da rede globo – jornal nacional – referênte ao episódio “rojaserra” ou da fita crepe que atingiu o presidenciável José Serra.
    http://inaciovacchiano.wordpress.com/2010/10/25/fim-do-monopolio-de-emissoras-como-a-rede-globo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 16 =