Arce, Fiocruz e pesquisadores ingleses discutem a relação de saneamento e casos de Zika vírus

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) reuniu-se, nesta manhã de segunda-feira, com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo, segundo a assessoria de imprensa da agência, foi discutirem o quadro de saneamento básico na Região Metropolitana de Fortaleza e a correlação com os casos de Zika vírus. O encontro integra estudo que será desenvolvido em parceria com pesquisadores da universidade inglesa Conventry University, da Escola Nacional de Saúde e da Agência Cearense. Pela Arce, integra o grupo o analista de regulação, Alceu Galvão.

Chamado “Modelling and Mapping Statistical Probabilities; Correlation between Zika Virus Transmission, Sanitary and Drainage Conditions in the Metropolitan Areas of Fortaleza/Ceará (Brazil)”, o estudo será beneficiado com a experiência da Arce na regulação do setor de saneamento básico no Ceará. Na reunião, além do analista, participaram  o presidente do conselho diretor, Hélio Winston Leitão. A equipe de pesquisadores seguirá um intenso cronograma de atividades que se estenderá até esta terça-feira.

Antes da reunião técnica da Arce, o grupo iniciou as atividades com visita a duas comunidades do rio Maranguapinho, focando as atenções no que se refere à drenagem. Agora à tarde, os trabalhos estão sendo retomados com reunião na Fiocruz. Já nesta terça-feira, a agenda prosseguirá com visita à comunidade da Rosalina e, ainda, encontros na Cagece. A agenda prossegue com reunião na Secretaria de Saúde, envolvendo a equipe de vigilância sanitária do Estado.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 1 =