AVENIDAS BEIRA MAR E UNIVERSIDADE: MUDAM OU NÃO MUDAM DE NOME?

A proposta do vereador Paulo Mindêllo (PSB) de mudar o nome da avenida da Universidade para Antônio Martins Filho e da avenida Beira Mar para Dom Aloísio Lorscheider começa a repercutir entre a população. O POVO ouviu moradores e pessoas que trabalham nas duas vias. Na Internet, leitores comentaram a sugestão do parlamentar. As reações vão da absoluta reprovação ao consentimento, o que mostra que o assunto já nasceu polêmico, antes mesmo de ser encaminhado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMF).
A socióloga aposentada Socorro Monteiro Vasconcelos, 80, mora na avenida da Universidade há 54 anos, desde o tempo em que ela ainda se chamava Visconde de Cauípe. “Naquela época, a avenida era feita de calçamento e tinha dois sentidos. O ponto final do bonde, que vinha do Centro, ficava aqui perto”, relembra. A mudança do nome, acrescenta, ocorreu de forma natural, depois da implantação da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos prédios que pertenciam à família Gentil.
Uma nova mudança, contudo, não é bem vista pela aposentada. “Já faz tantos anos que a avenida tem esse nome que a gente está habituada. Vai ser meio difícil mudar agora. Se tivesse uma votação, eu votaria para que o nome avenida da Universidade fosse mantido. Apesar de admirar o reitor Martins Filho, uma outra homenagem poderia ser feita a ele”, argumenta.”

(Jornal O POVO, foto Natinho Rodrigues, leia matéria completa aqui)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “AVENIDAS BEIRA MAR E UNIVERSIDADE: MUDAM OU NÃO MUDAM DE NOME?

  1. dESCULPE-ME, MAS TRATAR DE DEBATE SOBRE MUDANÇA DE NOME DE AVENIDA É UMA GRANDE PERDA DE TEMPO. SERIA MAIS IMPORTANTE DEBATER O ESCÂNDALO DA FINATEC, AS MENTIRAS DA EDUCAÇÃO DA PREFEITURA, O USO DO CARTÃO CORPORATIVO DA LUIZIANNE, A CRISE NA SAÚDE PÚBLICA DE NOSSA CIDADE, A POLÊMICA DO PLANO DIRETOR.. QUER MAIS?

  2. Lanço aqui uma proposta. Que tal a prefeitura construir duas novas avenidas e nelas dar os nomes sugeridos? A cidade ganhará bem mais do que com essa infrutífera discussão de troca de nomes. Nobres vereadores, que tal tratar de assuntos mais importantes? A cidade passa por graves problemas estruturais (saúde, educação, transporte etc.) que merecem atenção especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 14 =