Bia Bedran é atração no IV Seminário Baú da Leitura

Com a participação da contadora de histórias, escritora e musicista Bia Bedran, a ONG Casa do Conto promoverá, nos dias 20 e 21 deste mês, o IV Seminário Baú de Leitura. O evento será realizado no auditório da Enel, apoiadora do projeto por meio da Lei do Mecenato Estadual , da Secretaria da Cultura do Ceará.

O seminário contará com oficinas sobre literatura infantil e música, ocasião em que será apresentado o aplicativo Mapa da Leitura, que viabiliza o cadastro de grupos para atuar com bibliotecas comunitárias. As comunidades interessadas em participar do projeto poderão se cadastrar durante todo o ano.

O evento contará também com a apresentação do grupo Tapera das Artes e a entrega de três baús, contendo 400 livros cada, para comunidades de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Fortaleza.

Quem é Bia Bedran

Bia Bedran nasceu em Niterói, em 1955. É mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, atriz e escritora. Entre 1973 e 1983 foi integrante do Quintal Teatro Infantil. É uma das fundadoras do Bloco da Palhoça, grupo musical que mescla composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais brasileiros.

Nas décadas de 80 e 90 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs. Como pesquisadora, lançou o livro “A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

Programação Seminário Baú de Leitura

*Dia 20 de novembro, segunda-feira

8h – Coffee break  e credenciamento dos participantes

8h30min – Apresentação artística da Taperas das artes

9h – Videoconferência com Tairon Coelho, Yasmim Wink e Guilherme Donada, criadores do aplicativo Mapa da Leitura

10h30min – Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto

14h – Oficina literatura infantil cearense, com Kelsen Bravos

14h – Oficina Musicalização na Biblioteca, com Thomé Holanda

*Dia 21 de novembro, terça-feira

8h – Coffee break e credenciamento dos participantes

8h30min –  Palestra Sistematização de acervos, com a  Aparecida Lavor, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará.

10h30 – Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto

13h30min – Entrega de 03 Baús de Leitura e sorteios

14h30min – Palestra show com a contadora de histórias e musicista Bia Bedran.

(Foto – Divulgação)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Bia Bedran é atração no IV Seminário Baú da Leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 20 =