Blog alertou, Cid não atentou

foto gráfico cid 140518

Na matéria “Cid Gomes posta foto com Dilma em evento da Transposição”, publicada em 18 de maio deste ano, quando a presidente Dilma Rousseff esteve no município de Jati para acompanhar obras da transposição das águas do rio São Francisco, o governador Cid Gomes destacou a presença da presidente no Ceará e postou fotos com Dilma em sua página no Facebook.

Diante do grande número de internautas que comentaram o assunto, o Blog realizou uma análise qualitativa (não confundir com quantitativa) da imagem do Governo do Ceará e do governador Cid Gomes (ver gráficos na época, acima).

Em avaliação, o Blog observou que “dois fenômenos ocorreram na postagem de Cid Gomes. O primeiro foi uma reação contrária à presidente Dilma. O segundo foi o fim das críticas à segurança pública, após por anos a pasta ser motivo de desgaste da administração estadual. Outro fenômeno foi o equilíbrio entre críticas e apoio, quando Cid Gomes começa a recuperar a imagem do governo, por meio de ações na gestão e de sua própria pessoa. A campanha ‘É assim que a gente faz um novo Ceará’ começa a aparecer em números”.

Três meses e duas semanas depois, o desgaste – segundo pesquisas de opinião – do governo Dilma bate à porta do Palácio da Abolição e, consequentemente, nos rumos da candidatura Camilo Santana. Durante esse período, o Governo do Ceará não sinalizou com nenhuma estratégia para o atual momento (por favor, os marketólogos de plantão não venham com a desculpa da mudança de quadro, diante da morte de Eduardo Campos).

O Governo do Ceará trabalhou o micro e não atentou para o macro. Para piorar a situação, a própria campanha à reeleição de Dilma Rousseff dá o tom da reorganização da estratégia política: não está mais em jogo a construção ideológica (ou fortalecimento, tanto faz) do governo Dilma, mas a desconstrução da candidatura Marina.

Se a nova estratégia surtirá efeito, só as próximas cinco semanas dirão. E isso também vale para o Ceará.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezessete =