Brasil tem estabilidade econômica, mas ainda está muito aquém como Nação emergente

Com o título “Eleições, 20 anos do Real e uma nova economia”, eis artigo do jornalista Oswaldo Scaliotti. Ele aborda a nova moeda, que trouxe estabilidade, mas lembra que o Brasil ainda está muito aquém do seu potencial como economia emergente. Confira:

As eleições se aproximam e em 2014 o Plano Real completa 20 anos. Dois assuntos extremamente interligados se o Brasil pretende iniciar um novo ciclo econômico. Se ao longo das duas últimas décadas, conquistamos a estabilidade econômica, com o Plano Real, metas de inflação, superávit primário (economia para pagar juros da dívida) e Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda falta sem dúvida dar mais pungência à economia brasileira.

Apesar da estabilidade econômica, é notório que o Brasil ainda está bem aquém do seu potencial como economia emergente. Para 2014, por exemplo, o Fundo Monetário Internacional – FMI prevê que o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil fique em apenas 1,3%. O fato é que o País não fez as lições básicas para garantir uma economia mais forte e com crescimento sustentável. Os mesmos gargalos históricos continuam, como alta carga tributária, baixo nível de investimento e de poupança, elevados custos trabalhistas e muita burocracia, só para citar alguns deles.

O brasileiro deve analisar o tema crescimento econômico no debate eleitoral deste ano com o mesmo cuidado de outros assuntos relevantes, como educação, saúde, segurança e infraestrutura. Afinal, economia é sinônimo de empregabilidade, renda, perspectiva de crescimento profissional, ou seja, uma série de aspectos de elevada importância para qualidade de vida da população.

No entanto, os programas de governo dos principais candidatos à Presidência da República mostram dados superficiais sobre as políticas públicas para economia e poucos comprometimentos, programas e metas. As eleições de 2014 são uma grande oportunidade dos brasileiros cobrarem dos seus candidatos ações efetivas para que o país dê mais um passo no sentido de concretizar seu potencial latente há mais de cinco séculos.

* Oswaldo Scaliotti

osnjornalista@gmail.com 
Jornalista e MBA em Economia e Finanças.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + quatro =