Caso Acquario – Secretário de Turismo diz que empréstimo já é investigado

“Em resposta aos argumentos expostos durante a coletiva dos Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e de Contas (MPC-CE), o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, lançou nota afirmando que os assuntos levantados pelos órgãos já são “matéria extensamente explorada e submetida à análise em processo que tramita no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE)”.

O titular da Setur classifica a postura dos MPs como precipitada, “pois os fatos já estão sendo investigados”. Bismarck ainda contesta a autoridade do MPE para realizar investigação sobre o assunto. “Na busca de maiores esclarecimentos sobre a contratação da ICM, já foi requerido, pela contratante ao TCE, inspeção administrativa através de visita”.

Sobre o empréstimo do banco Exim Bank, o MPF ajuizou ação civil pública contra a União e o Estado do Ceará. Os MPs informaram na coletiva que o empréstimo está sob análise da União, seguindo os trâmites normais em casos de empréstimos externos. A ação já foi despachada pela Justiça Federal, que, ao analisar o empréstimo, entendeu que a União deve se deter apenas nos aspectos patrimoniais e o MPF não tem competência para anular o contrato. O procurador da República Alessander Sales informou que o órgão está recorrendo da decisão.

Já Colombo Cialdini, presidente do Fortaleza Convention Bureau (FCB), declarou que o apoio ao Acquário Ceará foi votado pelo conselho curador da entidade. “Nós contratamos a empresa que ficou responsável pelo projeto arquitetônico. E foi entregue ao Estado. Após isso, acabou nossa relação com o Acquário Ceará. (…) Quando foi entregue o projeto e feita a prestação de contas, nada mais tivemos com esse assunto”. (Isabel Costa)

I POVO tentou contato com Leonardo Fontenele Costa -arquiteto da Imagic!. Ele atendeu a primeira ligação e disse estar em reunião. As dez ligações realizadas posteriormente não foram atendidas.”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =