Caucaia vai eleger primeiro Prefeito Mirim

Estudantes da rede pública de ensino de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) vão eleger, na próxima segunda-feira, o primeiro Prefeito Mirim da cidade. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa do município, é os jovens da política conferindo às crianças um poder formal e respaldado de apresentar à Prefeitura suas demandas.

O pleito ocorrerá no Grêmio Recreativo de Caucaia, no período das 7h30min às 11 horas, com o resultado sendo divulgado ao meio-dia. Já a posse do(a) eleito(a) ocorrerá na próxima quinta-feira, às 8 horas, durante a sessão plenária da Câmara Municipal.

Na disputa pelo cargo estão 316 alunos com idade entre oito e dez anos. Todos meninos e meninas regularmente matriculados em escolas públicas municipais. O escolhido terá mandato de dois anos e será incumbido da missão de levar ao prefeito Naumi Amorim (PMB) propostas das crianças para qualquer área da cidade.

“Muita gente hoje anda desacreditada da política também porque nunca foi estimulada a participar. O que nós queremos com esse projeto é justamente aproximar as gerações de agora das decisões que são tomadas por prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores e presidentes. Porque eu entendo que nada na vida se faz sozinho e que uma boa ajuda pode vir de todos os lados”, afirma o prefeito.

Pré-eleição

Para viabilizar a eleição, as secretarias de Educação e Finanças de Caucaia promoveram uma pré-eleição em toda a rede municipal no último mês de outubro. Durante 20 dias, os alunos votaram e escolheram dois representantes da escola onde estudam. São os nomes dessas crianças que estarão nas urnas na próxima segunda-feira. Apenas uma delas, no entanto, será eleita.

A eleição do primeiro Prefeito Mirim de Caucaia é uma das ações do programa “Caucaia Cidadã”, cujo objetivo principal é conscientizar e mobilizar a população em torno de boas práticas sociais, políticas e de gestão pública. A rede pública municipal de ensino Caucaia tem mais de 57 mil estudantes. É a segunda maior do Ceará, atrás apenas da rede de Fortaleza, e registrou este ano o primeiro aumento no número de matrículas após uma década de redução.

(Foto – Divulgação)
Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =