CEARÁ BATE RECORDE HISTÓRICO EM EMPREGOS

O Ceará fechou o ano de 2007 com um recorde histórico na geração de empregos: foram criados 39.722 novos postos de trabalho no Estado ao longo do ano (variação de 5,84%), superando o recorde de 2006, que foi de 33.561 empregos formais. No Brasil, também houve quebra de recorde: 1,6 milhão de novos empregos celetistas, acima do 1,5 milhão de vagas criadas em 2004. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que publica a série desde 1992.
CEARÁ BATE RECORDE HISTÓRICO EM EMPREGOS

O forte crescimento na geração de empregos no Ceará em 2007 – 18,36% com relação a 2006 – foi puxado principalmente pela Indústria da Transformação, que dobrou o número de vagas formais no período. Apesar das demissões registradas ao longo do ano, que foram de 1.374 vagas só em dezembro, o saldo foi positivo. Foram criados 13.340 novos empregos contra 6.597 no ano anterior. Na avaliação de Pedro Jorge Ramos, coordenador do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi/CE), estes resultados são um reflexo do crescimento da economia brasileira no ano passado. “Com a melhoria da renda do brasileiro, houve aumento do consumo, o que elevou a produção da indústria”, diz. A expectativa do Indi é de que se possa repetir a performance em 2008. “Esperamos que continue esse ritmo de crescimento (da economia), com o mesmo ritmo de consumo e de geração de empregos”, afirma.

O comércio também teve importante contribuição para o bom desempenho no mercado de trabalho formal do Ceará no ano passado, com uma variação de 21,37% com relação ao ano anterior (11.156 novas vagas). “Nos anos 90, tivemos muito crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), mas baseado em tecnologia, o que diminuiu o crescimento de vagas de trabalho (no Ceará). Esse resultado, do crescimento de empregos mais próximo ao crescimento econômico, é saudável. Temos que comemorar”, opina Alex Araújo, superintendente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio/CE).

(Jornal O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =