Ceará registra, em média, 11 homicídios por dia

“Onze pessoas foram mortas, em média, no Ceará, a cada 24 horas, nos primeiros 151 dias deste ano. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro a maio, 1.692 homicídios dolosos (aqueles com a intenção de matar) foram registrados no Estado – 20,6% a mais que no mesmo período de 2012, quando foram 1.402 os assassinatos.

As proporções bélicas da violência no Ceará ficam claras também quando comparados os números cearenses e paulistas. Mesmo tendo uma população cinco vezes maior, São Paulo teve oito assassinatos a menos que o Ceará, em maio. Foram 328 lá e 336 aqui. Na comparação entre maio deste ano e maio de 2012, a estatística também é crescente. Foram 307 casos de mortes intencionais no ano passado no Estado – um aumento de 9,4%.

O mapa da violência no Ceará mostra que, depois de Fortaleza, Caucaia é o município com situação mais preocupante. Nos cinco primeiros meses do ano, a cidade da Região Metropolitana somou 87 homicídios dolosos. Das 1.692 mortes do Estado, 818 foram na Capital. Somente em maio, 156 pessoas foram assassinadas na cidade – cinco a cada dia. O bairro com maior índice é o Mondubim, na Regional V, com nove mortes intencionais no mês.

Para mudar

Na avaliação do pesquisador César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violências (LEV), da Universidade Federal do Ceará, uma mudança nas estatísticas de homicídios acontecerá quando houver a efetivação de políticas de segurança. Isso precisa ocorrer agora para garantir a mudança a médio e longo prazo. “As taxas de homicídio não reduzem com muita rapidez”, cita.”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − três =