Ceará só depende de seus resultados para continuar na Série A

“O domingo completou uma rodada que devolveu ao Ceará a esperança de seguir na Série A em 2012. Agora, o time depende só dos próprios resultados para escapar do rebaixamento. Na 17ª colocação, o Vovô precisa vencer as duas últimas partidas (contra Cruzeiro e Bahia) para não ter de fazer contas e ‘secar’ nenhum concorrente.

Depois de vencer o Grêmio, no sábado, o Vovô passou a torcer por um empate entre Cruzeiro e Atlético-PR, o que deixaria o cenário mais favorável para o Alvinegro. E foi justamente o que aconteceu. Na Arena do Jacaré, mineiros e paranaenses ficaram no 1 a 1,

Com o empate, o Cruzeiro (16º) chegou aos 39 pontos. O Atlético-PR (18º) foi para 38, mesma pontuação do Ceará, que leva vantagem pelo número de vitórias (tem dez contra nove do concorrente).

Duas finais

A situação agora é a seguinte: na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão, no estádio Presidente Vargas, o Ceará tem uma decisão diante do Cruzeiro. Um confronto direto para sair da zona. O Vovô precisa ganhar para ultrapassar a Raposa.

Vencendo, o Ceará iria enfrentar o Bahia, fora de casa, na última rodada, como o 16º colocado. Ou seja, outro triunfo garantiria, sem depender de ninguém, a permanência na primeira divisão.

Esse cenário todo fez com que as chances do Ceará aumentassem bastante. O time começou a rodada com 95% de risco de queda. Agora, segundo o matemático Tristão Garcia, caiu para 78,4%.

A rodada também foi boa por manter o Atlético-MG sob risco. O Galo perdeu e ainda está ameaçado. Assim, pode chegar à última rodada, diante do Cruzeiro, precisando muito de resultado (o que teoricamente beneficia o Ceará).

E numa situação menos desesperadora, o elenco desabafou. “Para quem não acreditava no Ceará, volte a acreditar, porque nós estamos vivos. Não iremos desistir. No elenco do Ceará tem homens e guerreiros”, disse o atacante Osvaldo.

A rodada

Cruzeiro

16º colocado

39 pontos

10 vitórias

Na rodada: Empatou com o Atlético-PR e perdeu a chance de recuperar a folga de três pontos que tinha em relação ao Ceará

Próximos adversários: Ceará (fora) Atlético-MG.

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 4 =