Ceará vai ser sede de evento internacional sobre irrigação

Helvécio Saturnino preside a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID).

Fortaleza vai ser sede do XVI Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem. Trata-se de um dos eventos que compõem o INOVAGRI Internacional Meeting, o maior evento técnico-científico sobre Irrigação da América Latina. O congresso acontecerá de 2 a 5 de outubro próximo, no Centro de Eventos. No mesmo período, também acontecerá o III Simpósio Brasileiro de Salinidade.

Além de pesquisadores nacionais e internacionais renomados, estarão juntos técnicos, estudantes, produtores e empresas públicas e privadas envolvidas com os temas de engenharia da irrigação e drenagem agrícola, manejo de irrigação, salinidade e recursos hídricos. Será uma oportunidade para que as boas estratégias e experiências de utilização racional da água ajudem no enfrentamento da escassez hídrica, informa a organização.

A programação será diversificada e contará com diversas mesas redondas, além de cursos rápidos e apresentação de trabalhos científicos. Entre os assuntos discutidos, podemos destacar tecnologias de manejo para o uso de águas salobras e de qualidade inferior na produção vegetal, tecnologias aplicadas à irrigação, como softwares, drones e sensores e sustentabilidade da agricultura irrigada no semiárido brasileiro.

Convocação

O presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem-ABID, Helvécio Saturnino, está em Fortaleza para convocar todos os interessados em discutir e traçar estratégias de uso da água de forma harmônica, de olho no desenvolvimento da agricultura irrigada e preservando os recursos naturais para as futuras gerações.

Helvécio Saturnino acompanhou o início da implantação da cultura irrigada no Ceará e tem vasto conhecimento sobre as atividades de irrigação no país. As atividades no Tabuleiro de Russas, por exemplo, fizeram o Estado despertar e se destacar nas produções de fruticultura, mesmo não havendo “condições ideais” de água e solo. Com o investimento governamental e a adoção de boas estratégias nos últimos anos, o Estado multiplicou as oportunidades de agronegócio fazendo movimentar a economia.

 

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 6 =