Cearense Cláudio Lenz integra equipe da partícula de Higgs

Com o anúncio do Centro Europeu de Física de Partículas no dia 04 de julho acerca da descoberta de uma nova partícula elementar, no caso, a partícula Higgs, objeto de busca por parte dos cientistas há mais de 50 anos, ganha reforço a mais atual teoria sobre a formação do Universo. A descoberta da partícula de Higgs se assenta na pressuposição de um campo invisível (o campo de Higgs) permeando todo o espaço. A descoberta causou comoção na comunidade científica, já que partícula de Higgs é também conhecida como “ a partícula de Deus.”

Após a exposição pública dos resultados dos dois experimentos elaborados para encontrar “ O Bóson de Higgs”, o diretor geral do Centro Europeu de Física de Partículas, Rolf Heuer, confirmou que o mais provável é que a partícula achada seja a defendida pelo físico Peter Higgs, considerada chave para a explicação da formação do Universo. Cientistas envolvidos no projeto estarão dedicados nos próximos meses à investigação das propriedades dessa nova partícula.

O cearense Cláudio Lenz — um dos 30 Cearenses Mais Influentes 2012 na lista da revista Fale!, integra a equipe da partícula de Higgs, com um currículo que o qualifica como um cientista de ponta na comunidade científica internacional. Cláudio Lenz César tem diplomas de Ph. D. Massachussets Institute of Technology 1988-1995, M. Sc. Universidade Federal de Pernambuco, B. Sc. Universidade Federal do Ceará 1981-1985, foi professor do Instituto de Física da Universidade do Rio de Janeiro- UFJR e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Participou também do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica.

DETALHE – O editor deste Blog também está na lista dos 30 Mais Influentes, no que agradecemos. A festa de entrega de certificado ocorrerá às 20 horas de quinta-feira, no Marina Park Hotel.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + cinco =