Cearense faz sua parte, mas Governo Federal não

foto tasso facebook

Em artigo em sua página no Facebook, o senador Tasso Jereissati avalia as ações do Governo Federal no Ceará. Confira:

Tudo que é feito (ou mal feito) em Brasília, tem reflexos por todo o Brasil. Em relação ao Ceará, somente esta semana, algumas notícias me causaram especial preocupação: o alarmante nível dos reservatórios de água do Estado; a queda significativa na produção industrial; a redução nos investimentos em Fortaleza, onde a inflação nos últimos doze meses atingiu 9,5%; e a queda do PIB do último trimestre, superior ao dobro do registrado no Brasil.

Tudo isso é resultado de governos totalmente inoperantes, que se preocupam somente com coisas que não tem nada a ver com o dia-a-dia dos cearenses. A incompetência do Governo Federal e sua crescente falta de credibilidade junta-se ao costumeiro descumprimento das promessas dos governos do PT, principalmente no enfrentamento de problemas que pensávamos já estar superando.

Antes, com o sacrifício e a colaboração de algumas gerações de cearenses, conseguimos equilibrar as contas, implantando um governo cuja seriedade atraiu a confiança e o investimento de dezenas de empresas, gerando empregos e desenvolvimento. Com o Porto e o pólo industrial do Pecém, lançamos as bases para receber indústrias em torno da promessa de uma refinaria, que naufragou no mar de lama da Petrobras. Com o açude Castanhão e a integração das bacias, o Ceará há muito tempo, está pronto para receber as prometidas águas do São Francisco, que nunca chegaram. É como se os cearenses fizessem sua parte em uma obra que se vê ameaçada porque o Governo Federal não faz a sua.

Agora, o descontrole de gastos, a falta de planejamento e a inversão de prioridades começam a cobrar seu preço. Não há mais espaço para aventura ou demagogia na administração dos poucos recursos de que dispomos. As contas públicas não suportam mais tanta incompetência. A própria Presidente da República dá o pior exemplo à nação ao enviar ao Congresso uma proposta de orçamento em que confessa não saber de onde retirar recursos para pagar as contas do seu (des) Governo. E os orçamentos de boa parte dos Estados também não refletem a realidade das suas contas. Poucos estão em condição de tomar novos empréstimos ou, mesmo, obter garantias da União em operações de financiamento no exterior.

Nesse quadro de absoluta desconfiança, ninguém quer investir. E sem investimento, reduz-se a atividade econômica, gerando desemprego e inflação. Os serviços públicos, que já não tem a qualidade que gostaríamos, tendem a piorar. Seja por falta de recursos ou pela insatisfação do funcionalismo, que não tem seu trabalho reconhecido.

Os cidadãos, ao baterem às portas de hospitais lotados ou escolas sucateadas, ou quando evitam sair de suas casas com medo da insegurança, já sabem a quem cobrar. O (des)governo do Brasil tem nome e endereço: Dilma Rousseff e Palácio do Planalto.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

6 comentários sobre “Cearense faz sua parte, mas Governo Federal não

  1. O nome que se dá a tudo isso é boicote, 13 anos de boicotes ao CE. Primeiro por não precisar fazer nada mesmo pelo estado, pois eles já têm mais de 85% dos votos do canelau ignaro em cada eleição, tinham os 3 “senadores do Lula”(todos babões, hoje são 2) e 99% da bancada de deputados federais(além de ter o um Zé Ruela,líder do governo) 99% da Assembleia Legislativa, 99% dos prefeitos, 99% dos vereadores, para que fazer algo pelo estado?! Segundo: pela submissão dos Ferreira Gomes, que lamberam demais os pés (para não dizer outra coisa) de Lula, Dilma, PT, trocaram benefícios para o estado por vantagens pessoais (cargos, ministérios,etc) em detrimento do estado do CE. Terceiro: Lula, Dilma, PT canalizaram todos os benefícios que eram para serem distribuídos no NE para o estado de Pernambuco, sua terra natal (Polo petroquímico, montadora de automóveis, Refinaria de Petróleo,etc…). Quarto: Fizeram o estado gastar somente na terraplanagem da refinaria que nunca veio, mais de meio bilhão de reais, uma fortuna enterrada sem retorno algum para os cearenses. Quinto: Montaram os maiores esquemas de corrupção do planeta, faliram todas as estatais, fundos de pensão e o país inteiro.

  2. Todo ano existe um evento musical em New York, patrocinado pela a REDE GLOBO oferecido a colônia brasileira que reside por lá. Poucos americanos marcam suas presenças. O Estado somente oferece o espaço para o show. Tem pouco reconhecimento internacional,e vai alguns artistas brasileiros de pouca expressão internacional é o caso do obsoleto e Já cansado Fábio Júnior. É do conhecimento de todos, que a Globo faz diretamente participação golpista para o afastamento do atual governo do Brasil incluindo no meio desse embólio todo o seu LULA. Este cantor musical ainda é contratado da Globo. Ele foi leviano e infeliz ao fazer o pré julgamento e a condenação de DILMA E LULA, nem se quer foram citados e obrigados a prestar depoimento na Lava-jato. Ele esqueceu de falar sobre o MENSALÃO MINEIRO, (PRESCREVENDO) O TRENSALÃO PAULISTA E CITAR AS OUTRAS LEGENDAS PARTIDÁRIAS QUE ESTÃO SENDO RÉUS NA LAVA JATO. ELE SÓ MARCOU O PT. ELE NÃO TEM O RESPALDO O SUFICIENTE PARA FALAR DE POLÍTICA, EU ACHO QUE ELE DOMINA A MÚSICA. QUANDO FOI O ÚLTIMO SUCESSO DESTE CARA, EU ACHO QUE ELE PERDEU ESPAÇO NA MÍDIA MUSICAL. COM ESSA DECLARAÇÃO O GAROTÃO QUERIA SUBIR NO IBOPE. Fábio quando você quiser falar algo relacionado aos problemas do teu País, não vai falar no quintal dos outros não. Os gringos e mundo já sabem como se comportam os Governos Brasileiros, o tipo de politica que é praticada aqui. A sua fama não aumentou, se você quiser ser mais um deles abandona a música e vai pra lá, talvez sua credibilidade na politica aumente. Os caras que estavam presentes NY não queiram ouvir as asneiras da politica brasileira e sim música. Sr Fábio eu acho que você sabe que a corrupção no Brasil é quase que generalizada e é cometida do Oiapoque ao Chuí e independe de partido ABC ou D. Ainda vai perecer muitas gerações para que a coisa mude de mal a pior, de pior a regular, de regular a bom, e de bom para ótimo, e de ótimo a excelente. Gladson

  3. O discurso do Senador Tasso não coincide com sua prática como empresário. É o país em crise, tudo se acabando e o empresário inaugurando shopping centers e ampliando os já existentes. É a crise que o Senador gosta de ver.

  4. E quanto ao empresário Tasso Jereissati indo na contramão da crise, gerando emprego, renda e impostos para o governo Dilma e o canelau ignaro eleitor de Lula, Dilma, PT! Pior se fizesse o que eles fazem, assaltar o erário e arrombar o país. A maior crise da história, crise moral, financeira, administrativa e política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − sete =