Cearense que venceu a Olímpiada de Língua Portuguesa ganha recepção festiva

Cícero, com a mãe, o ex-prefeito de Graça, diretora e a professora.

O estudante Cícero Augusto Carvalho Abreu (12), da Escola de Ensino Fundamental e Médio Pedro Neudo Brito, situada na cidade de Graça, desembarcou, nesta tarde de terça-feira, trazendo na bagagem três medalhas – Ouro, Prata e Bronze. Ele foi um dos vencedores da Olimpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cuja final ocorreu ontem, em Brasília. Cícero, que chegou com sua mãe, Andrea Rodrigues de Carvalho, recebeu a premiação – um computador para ele e mais 10 computadores para a sua escola, além de certa quantia para compra de livros, das mãos do presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Cícero foi vencedor na categoria “Memórias Literárias”. Concorreu com outros sete milhões de alunos da rede pública participantes desta segunda edição da Olimpíada, que alcançou 99% dos municípios brasileiros. Ele disputou com uma redação que contou momentos da infância de sua avó paterna, Maria Nonata, a “Dona Mariquinha”.

“Foi legal!”, dizia o garoto recebendo abraços de sua professora Vera Lúcia Azevedo, que também ganhará computador, e da diretora da escola, Maria Zilar Aragão. Elas fizeram festa no ternal para o garoto pobre que conseguiu superar dificuldades. O ex-prefeito de Graça, Pedro Neudo, amigo da família, também abraçou Cícero e se dizia “orgulhoso de ver um garoto de uma cidade pequena como a nossa, mostrar tanta garra”. A mãe contou que sentiu duas fortes emoções durante a solenidade de premiação: “Quando ouvi o nome do meu filho sendo anunciado como vencedor e quando tive a chance de abraçar o Lula. Foi demais!”

OLIMPÍADA

A Olímpiada de Língua Portuguesa se desenvolveu em quatro categorias: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. Foram recebidas 239.435 inscrições de professores de 60.123 escolas públicas de ensino Fundamental e Médio em todo o país. O certame é realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, sob coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

(Foto – Paulo Moska)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =