Cid Gomes: Briga entre presos é “algo comum”

cidgoomes

“Durante a abertura do evento All About Energy, no Centro de Eventos do Ceará, o governador Cid Gomes falou com a imprensa sobre o caso na CPPL I. “O problema nessa área infelizmente vai existir. Quem está no presídio já tem uma conduta problemática e briga entre eles, infelizmente, é algo comum, apesar de todos os esforços que a gente tem feito pra tornar as casas de privação de liberdade espaços que ofereçam maior dignidade”.

O governador falou ainda sobre o efetivo de agentes nos presídios. Ele disse que, em breve, os 800 agentes penitenciários aprovados no último concurso tomarão posse. Atualmente, o efetivo é de 600. O baixo efetivo é criticado pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará (Sindasp), Valdemiro Barbosa. Em visita à CPPL I, na manhã de ontem, ele relacionou a chacina ao número reduzido de agentes que estavam trabalhando na unidade durante a ação. Segundo ele, somente 10 homens, sendo cinco policiais e cinco agentes, faziam a guarda de 1.127 presos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Sejus.

“Dois policiais ficaram na muralha e o restante do pessoal foi até o pavilhão onde houve o ataque. Isso é um absurdo. Mesmo assim, eles salvaram a vida de 60 presos, da mesma rua, que estavam morrendo asfixiados. Mas é importante frisar que estão brincando de fazer guarda penitenciária no Ceará”, criticou Barbosa. Em resposta às declarações do presidente do sindicato, a Sejus informou, por meio da assessoria de imprensa, que 778 novos agentes penitenciários foram nomeados pelo governador Cid Gomes e devem tomar posse no próximo dia 20, durante a inauguração da CPPL IV, em Itaitinga.”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Cid Gomes: Briga entre presos é “algo comum”

  1. Já acostumou-se com a violência, Senhor Governador Cid Gomes??

    Pois eu, NUNCA! Nem mesmo com a violência entre cidadãos encarcerados!!

  2. Palavras estarrecedoras na boca de um governador. Se briga entre presos, e assassinatos é “algo comum” atrás das grades, tem algo que há muito tempo não funciona no Sistema Penitenciário do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezoito =