Cid Gomes prestigia em Cariús os 100 anos da professora Diva Targino

diva targino

Os governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Tocantins, Siqieura Campos, acompanham na manhã deste sábado (6) as festividades dos 100 anos da professora Diva Targino Cavalcante, no município de Cariús, a 411 quilômetros de Fortaleza.

Natural de Capistrano de Abreu, a professora chegou a Cariús em 1925, então aos 12 anos de idade. Segundo a própria professora, apontada na Região Centro-Sul do Ceará como uma memória viva do sertão, sua chegada a Cariús foi motivada pela construção de um açude que nunca saiu do papel.

Após a morte do pai, a menina de Capistrano de Abreu passou a alfabetizar crianças da região. Entre os alunos mais ilustres está o cearense e atual governador do Tocantins, Siqueira Campos.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

6 comentários sobre “Cid Gomes prestigia em Cariús os 100 anos da professora Diva Targino

  1. É seu aniversário, Dona Diva. Mais um ano muito bem vivido. Como poderei homenageá-la, se todas as formas parecem simples diante do que a senhora merece?
    Que a senhora sinta algo especial no peito, uma vontade de viver, uma alegria incontrolável, uma grande satisfação por estar completando 100 anos de vida… com quase todos os sonhos realizados. Fazer aniversário é sentir nascer uma esperança de dias melhores.
    A senhora é um grande exemplo de mulher que vive na Fé. Viver segundo o Espírito Santo é viver com Fé, Esperança, e Caridade; deixando que Deus tome posse do seu coração desde a raiz, para fazer a Sua medida. A senhora, Dona Diva, tem vida cristã madura, profunda e firme, pois é fruto do crescimento na graça divina. Sempre contribuiu pela união das pessoas da comunidade de sua querida Cariús, servindo a Deus, ao próximo e à família.
    Dona Diva, continue acreditando e sonhando. As pessoas que vivem ao seu lado só ganham e aprendem com a sua presença, pois como boa professora, soube muito bem ensinar a todos ao seu redor a terem esperança.
    Feliz Aniversário Dona Diva, conte com meu carinho.
    Que Deus lhe abençoe sempre!!!!

  2. Falar de dona Diva Targino não tarefa fácil, pois todos os superlativos da nossa lingua parecem pouco para homenageá-la. Não se encontra uma pessoa que não a estime, visto que com sua voz firme e determinada, sabe, como ninguem, ademoestar sem ferir, sem magoar. Os cariuenses de todas estirpes sempre souberam admirá-la e querer-lhe bem. Professora desde menina, tem dentre seuas ex-alunos algumas pessoas ilustres como o governador de Tocantins, Siqueira Campos e um alto funcionário do Banco Mundial, Antonio Gomes Pereira, para nós o Toínho de Zuca Gomes. Quanto a nós, dona Diva, só nos resta agradecer a Deus por lhe ter permitido tantos anos de vida, bem vivida, com saúde e ainda com uma lucidez de causar inveja a qualquer jovem. Meus parabéns e que Deus continue nos brindando com a sua presença!

  3. O governador Cid Gomes surpreendeu a todos ao anunciar o presente que daria à aniversariante e ao povo de Cariús. “Hoje estou feliz, apesar dos últimos problemas, e vou mandar fazer o projeto e construir a estrada que liga Cariús à CE-060, na localidade de Umarizeiras”.

    LEI N° 12.851, DE 15.09.98 (D.O. DE 17.09.98).

    Denomina-se de Deputado Mário da Silva Leal o trecho da Rodovia Estadual Ce-284 que liga Umarizeira a Cariús.

  4. José Wilson Siqueira Campos nasceu em Crato-CE. Aos 8 anos de idade foi morar com seus pais na cidade de Cariús-CE., onde completou seus estudos. Seu pai era mestre Pacífico, tinha a profissão de sapateiro e também consertava arreios; sua mãe chamava-se Regina. Será que foi aluno da D. Diva?

  5. Foi so hoje (02.08.2016) que eu vi a noticia sobre os cem anos de Dona Diva. Eu fui vigário da paroquia de Carius nos anos 1963 ate 1967 e tenho muitas boas lembranças de Dona Diva quem trabalhou com a paroquia e morava ao lado da minha casa. No ano 2007 eu visitei Carius e encontrei Dona Diva. Gostaria receber noticias sobre ella agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 4 =