Cid resistiria a nome do PT para o Senado, avaliam aliados

cidd

“Desde abril, em reunião do diretório estadual cearense, o PT oficializou intenção de ter candidato próprio ao Senado, sem cogitar perder a vaga do vice-governador, já ocupada pelo partido. Embora não haja ainda nenhum pré-candidato já lançado, nomes como Ilário Marques, atual presidente da sigla no Estado; José Pimentel, ministro da Previdência e deputado licenciado; e até a prefeita Luizianne Lins já foram cotados para o posto.

Garantir a vaga para o Senado na coligação, com o apoio de Cid Gomes (PSB), não é tão simples quanto aprovar uma resolução em um encontro. Por já ocupar a vaga de vice, o PT deverá permanecer apenas com este posto na grande aliança, segundo interlocutores do governador Cid Gomes em partidos aliados.

O POVO apurou que, em conversa com líderes do PMDB, PP e PR, o governador declarou que as suas únicas certezas seriam de manter o PT na vice e Eunício Oliveira (PMDB) como candidato ao Senado. “Ele não chegou a dizer que o PT não teria a vaga para o Senado, mas deixou isso insinuado”, declarou um dos participantes do encontro.

Não há muitas definições a respeito da segunda vaga para o Senado dentro da coligação. Fontes dentro do PSDB confiam que a tendência é que a base cidista não apresente um segundo nome. A lacuna seria, na prática, um apoio informal à reeleição do senador tucano Tasso Jereissati. Já haveria entendimentos como governador nessa direção.

Da parte de Tasso Jereissati, não haveria resistência ao acordo velado. Em 2002, o tucano já fechou aliança branca com Patrícia Saboya (PDT), mesmo impedido pela regra da verticalização, então em vigor. Na época Patrícia era candidata do PPS e não podia fazer coligação com o PSDB, pois ambos os partidos possuíam candidatos à Presidência: José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PPS).

Da parte do PT, porém, ter candidato ao Senado não se trata apenas de desejo, mas uma deliberação nacional de garantir uma base forte para o Senado para a próxima legislatura.

* Do Jornal O POVO deste domingo aqui.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

10 comentários sobre “Cid resistiria a nome do PT para o Senado, avaliam aliados

  1. ESSA É BOA, A INCOMPETENTE DA LUIZIANE NO SENADO….EITA, AÍ BRASILIA IA VIRAR OUTRA CIDADE CRATERA…LUIZIANE VC TEM QUE MORAR NA LUA….ATENÇÃO, CONVOCO A TODOS OS BLOGUEIROS A REALIZÁRMOS UM ATO DE DESAGRAVO À INCOMPETÊNCIA DA LUIZIANE PARA SER REALIZADO NO DIA 29/06 EM FRENTE A SEDE DA PREFEITURA. TODOS OS PARTICIPANTES TEM QUE LEVAR UMA PÁ, EM SINAL DE PROTESTO DO FRACASSO DESSA OPERAÇÃO TAPA BURACOS….QUEM ESTIVER AFIM QUE SE MANIFESTE AQUI NO BLOG E VAMOS COMBINAR O PROTESTO…QUEM ESTÁ DENTRO??? QUE TAL CRIARMOS NO ORKUT A PÁGINA ” DIA DA CRATERA BELA”…PRONTO ESSE SERÁ O NOME DO PROTESTO, SERÁ O ” DIA DA CRATERA BELA”…JÁ NAO AGUENTO GASTAR COM AMORTECEDOR, BOMBA INJETORA DE AGUA, RODA,

  2. A chapa já está pronta e se engana quem quiser.

    Vamos lá (anotem para conferir) :

    GOVERNADOR …………….. CID GOMES
    VICE GOVERNADOR ………… DOMINGOS FILHO
    SENADOR 1 ……………… EUNÍCIO OLIVEIRA
    SENADOR 2 ……………… TASSO JEREISSATI

    Vocês poderiam perguntar : e o PT ?

    Quem acredita que o PT é mais forte, no Ceará,
    que o PSDB ?

    Podem chamar de acordão ou o nome que quiserem, mas a política é isso – PRAGMATISMO.

    Sem contar a amizade de Tasso com os Ferreira Gomes.

  3. o mais correto seria juntar PT, PCdoB e PMDB e lançarem um nome para o governo do estado. está cada vez mais provado que nosso governador não vai sair de cima do muro e irá acabar dando uma de lúcio alcantara que em 2002 apoiou quem estava na frente das pesquisas. o que no caso era Lula na época. vai ficar muito dificil ver Tasso e Patricia subindo no palanque de Cid juntamente com Ciro. e o “resto” que se exploda. o importante é não deixar o PSDB perder o poder no estado como já acontece desde 1987.

  4. O DESFECHO DESSA HISTÓRIA ESCLARECERÁ ALGUMAS QUESTÕES.

    POIS SE O GOVERNADOR BRECAR (QUEM MANDA NO PT CEARENSE E ELE MESMO) O CANDIDATURA PETISTA AO SENADO FICARÁ PATENTE O QUE TODOS JÁ DESCONFIAM. O SEGUNDO CANDIDATO DE CID AO SENADO É TASSO. POIS COMO ELE MESMO DIZ É “GRATO”, SERIA A RETRIBUIÇÃO AO FATO DO GALEGO BOICOTAR O DR. LÚCIO E TER MANDADO SEUS CUPINCHAS APOIAREM CID GOMES.

    OUTRA EVIDÊNCIA É QUE O SENADOR TASSO MAIS UMA VEZ NÃO FARIA CAMPANHA PRO-SERRA (PRO-PSDB), POIS SERIA SUA CONTRA-PARTIDA AO GOVERNADOR.

    AGUARDEMOS.

  5. Penso que se o Cid rejeitar um nome do PT para o Senado,para fazer apoio velado ao Tasso Jereissati, nós poderemos aí esperar uma candidatura própria do PT ao Governo do Estado

  6. cOMEÇOU A TRAIRAGEM. TÁ NA CARA QUE SE DEPENDER DOS FERREIRA GOMES O ACORDO COM O TASSO TÁ É FEITO.ACORDA PT E LANÇA LOGO UM CANDIDATO A GOVERNADOR, OU PO PIMENTEL OU O ILÁRIO.

  7. Uma vaga na disputa tem que ser do PT. E a candidata deve ser a Prefeita. Só assim a gente se livra dela. Deixa a Prefeitura e perde a eleição pro Senado.
    Seria a glória… do povo.

  8. Tá mais do que certo o Governador apoiar Tasso… Deixar de votar no Tasso pra aventurar algo com Pimentel ou Ilário é algo extremamente não recomendável!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =