Cine Ceará 2014 – Diretor de “O Homem que Virou Suco” será “O Homem que ganhará homenagem”

jaobagtista

A 24ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de cinema, que será realizado de 15 a 22 deste mês, no Theatro José de Alencar, homenageará o cineasta brasileiro João Batista de Andrade, que tem mais de 40 anos de carreira. Andrade é responsável por filmes como “O Homem que Virou Suco” (1980, vencedor do Festival de Moscou), “A Próxima Vítima” (1983) e “O País dos Tenentes” (1987). Também é importante documentarista, tendo dirigido, entre outros, “Vlado – 30 Anos Depois” (2005) e atuado na televisão na década de 1970 – na TV Cultura e no programa “Globo Repórter”, com produções que misturavam ficção e realidade.

Mineiro nascido em Ituiutaba em 1939, o cineasta foi professor na ECA-USP e esteve empenhado nos debates para a construção de uma política cinematográfica para o Brasil, tendo participado da fundação da Apaci (Associação Paulista de Cineastas), onde atuou por 15 anos. João Batista de Andrade é, além de cineasta, escritor de romances como “Perdido no Meio da Rua”, “Um Olé em Deus” e “Confinados”, além de ter vida política ativa, tendo sido Secretário de Cultura do estado de São Paulo. Atualmente preside a Fundação Memorial da América Latina.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 4 =