Ciro, por que não te calas?!

Com o título “Dedo sujo de quem raspa em muitos tachos”, eis artigo do escritor e publicitário Ricardo Alcântara. Ele faz a defesa de Marina Silva, da Rede de Sustentabilidade, que sofreu críticas do ex-ministro Ciro Gomes aqui também replicadas. Confira:

Preceito milenar do Oriente adverte: a nação perde o respeito quando os governantes perdem a vergonha. O secretário Ciro Gomes não honra os servidores estaduais de saúde com o exemplo mínimo de sua presença na secretaria que comanda.

De seus deveres não, mas da vida alheia cuida bem: ontem, em encontro da legenda de aluguel da qual faz parte, definiu (se o termo atende) as posições da ex-ministra Marina Silva sobre o agronegócio como “simpatiquinhas, mas mentirosas”.

À ex-ministra que ele agora aponta o dedo, sujo de raspar em muitos tachos, coube o mérito de iniciar políticas públicas ambientais que hoje rendem reconhecimento internacional ao governo para o qual ele oferece os favores de sua vassalagem.

Logo, a “simpática” e “mentirosa”, quando fora investida de responsabilidades públicas, prestou serviços cujas relevância e consistência não pactuam com a pior versão que sempre cabe ao (eternamente licenciado) secretário de Saúde simular.

Ele a acusa de “desconsiderar que o agronegócio paga a conta do nosso país”. Não: o agronegócio paga, e paga bem, a conta desse modelo que está aí, isto sim, porque quem paga a conta de um país é seu povo, trabalhando muito e falando menos.

Com isso, o ultraconservadorismo dos porta-vozes Kátia Abreu e Ronaldo Caiado recebe agora a providência de sua solidariedade a um discurso que além de desonesto, com sua adesão passa a agregar o valor do seu afamado oportunismo.

Alguma novidade? Até pouco tempo, o eternamente licenciado secretário de Saúde rasgava elogios a Marina Silva. Fez o mesmo com Fernando Henrique. Fez até com ACM, babalorixá de “tenebrosas transações”. Faz com todos, ao sabor da ocasião.

Ciro Gomes ataca Marina Silva, a quem quase santificara em outros momentos, porque ela se alia agora a quem lhe deu as contas, o governador Eduardo Campos, e a quem ele tentara esmagar, a liderança do PSB local de Sérgio e Eliane Novaes.

Melhor exemplo do oportunismo que aciona o instinto de preservação de Ciro Gomes não há do que sua relação política com Lula, a quem já definiu como “genial” e “idiota” diversas vezes, alternadamente, de acordo com as obrigações conjunturais.

Quem queira fazer um julgamento isento das posições da Rede Sustentabilidade, à qual Marina Silva deve obrigações programáticas, procure conhecê-la naquilo que ela declara como compromisso e encontrará posições diferentes do que foi dito.

Sem desconhecer a importância que o agronegócio tem para o país, ali se pretende somente submetê-lo a uma agenda de sustentabilidade que em nada transgride ao que é praticado nas nações mais desenvolvidas do espectro democrático.

Saber da relevância com que o agronegócio participa dos percentuais de crescimento não nos obriga a crer que ser a “fazendinha do mundo” é o destino final do país, que precisa diversificar mais os acentos em que apoia seu desenvolvimento.

Estranho, não? Aderido a uma sigla de aluguel, postado, portanto, ao lado de quem faz da vida pública um balcão de negócios, Ciro Gomes declarou seu “nojo” a Marina Silva e confessou “pavor” às suas ideias, “superficiais” e “irresponsáveis”.

Observado sob a perspectiva do que milhares de brasileiros foram às ruas revelar como suas aspirações cívicas, “nojo” tem a nação pelas companhias de Ciro Gomes. E “pavor” ela confessa aos políticos que se movimentam e se resolvem como ele.

*Ricardo Alcântara

Escritor e Publicitário.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

6 comentários sobre “Ciro, por que não te calas?!

  1. Deixo registrado aqui os meus parabéns ao autor do artigo, Sr. Ricardo Alcântara. Foi muito feliz em suas palavras.

  2. Marina Silva é uma excelente pessoa, honesta, elogiada por ambientalistas internacionais, não merece o tipo de critica que recebeu. Vamos medir as palavras.

  3. Silveira, você perdeu o senso? Esperar que Ciro Gomes meça as palavras dele é como mandar macaco contar dinheiro. Sabe nada, inocente…

  4. Não concordo com quase nada que esse ciro gomes fala mas nisso sou obrigado a concordar, marina silva é um lulla de saias, fundadora do pt, segunda via para não eleição de dilma e só está fazendo teatro se passando por oposição. Eduardo Campos oposição ao pt, ao lulla?!! Faz-me rir!!

  5. AVISO AOS NAVEGANTES DE PRIMEIRA VIAGEM,..(a queima roupa)

    QUEM, Com certeza, tem mais de 45 anos de Brasil,sabe que os Gomes,nos seus instintos de “comes e bebes” em nenhum momento refuta as suas ¨Malandragens sempre patrocinadas e “estribadas”POR ALGUÉM QUE PODE LHE CONFERIR VANTAGENS DE PREFERÊNCIA NOS Escalões,do Poder para assim,se reconhecerem PODEROSOS PELO MENOS POR ALGUM TEMPO E QUE SE FORTALECEM A CUSTA DE BAJULAÇÕES ,QUE FAZEM INDIRETAMENTE !
    PORÉM,(COM ENDEREÇO CERTO) PARA PARECER QUE OS SEUS DEVANEIOS TORPES E CRUÉIS, SE ESTABELEÇAM E MAGOEM A QUEM DE DIREITO,.. PESSOAS E/OU VANTAGENS E ASSIM,SE LOCUPLETAM QUE É ISSO O QUE SABEM FAZER, FERIR DE COR E SALTEADO.!
    NÃO SOMOS TÃO MIOPES, PARA NÃO RECONHECER ESSE “MAUCARATISMO” DE HA MUITO E TANTO ) É REAL E RENDE DIVIDENDOS,, E O RESULTADO ESTÁ AÍ, CLARO E TRANSPARENTE.!!
    SÓ QUE OS SEUS CRÉDITOS,CADA VEZ MAIS SE ENFRAQUECEM NO BANCO MUNDIAL DO AMOR.ONDE ELES ESTÃO EM DÍVIDA PELO MENOS HA 03 DÉCADAS.! DE INFURTÚNIO.!
    É BOM LEMBRAR QUE ESSES ,OS OPERADORES DA MALDADE, VIVEM POUCO TEMPO E SEUS ARSENAIS CONTINUAM A APODRECER EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES!! !É BOM LEMBRAR QUE ESSES SEUS RESSENTIMENTOS,SÃO MULTIPLICADOS A MEDIDA DA AMBIÇÃO DO VÔO QUE ELES TENTAM ALÇAR.! POR ISSO, É MADEIRA PODRE QUE NÃO ALCANÇA A IMERSÃO NOS OCEANOS DA LIMPEZA DE CARÁTER POR MUITO TEMPO>! SE DERRETEM EM GOTAS DE AMARGURAS.!
    NADA MAIS ACRESCENTO A NÃO SER MEU REPÚDIO E A MINHA EXTREMA INDIGNAÇÃO.!POR PESSOAS DE FINO TRATO NA MALDADE E NO MAUCARATISMO.!
    AGRADECIDAMENTE PELA OPORTUNIDADE,

    vital farias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + nove =