Ciro questiona no Facebook a independência do seu ex-líder político Tasso Jereissati

cirorr

O secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes (Pros), publicou, na terça-feira, 2, em sua página no Facebook, texto em que faz referência a afirmações do candidato ao Senado e ex-aliado político Tasso Jereissati(PSDB) sobre sua independência política. Junto ao texto, há vídeo de propaganda eleitoral do adversário de Tasso, Mauro Filho (Pros).

“Independência aliado a Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente do Brasil pelo PSDB) e Aécio (Neves, atual candidato a presidente), enquanto toda a agenda do Ceará estadeando entregue por Dilma?”, diz o texto. A referência é, dentre outras, à afirmação de Tasso, durante debate com candidatos ao Senado, na TV O POVO. Questionado pela candidata Raquel Dias (PSTU) sobre sua fortuna e se se declarava independente por ser “chefe de si mesmo”, Tasso respondeu: “Por esse patrimônio que eu me considero mais independente ainda”.

No texto na página de Ciro, estão elencadas obras como a transposição do Rio São Francisco, a transnordestina e o Eixão das Águas, como referência a ações do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Durante o debate, Tasso também fez críticas à gestão do PT que, para ele, está “levando o País à bancarrota”.

Aliança rompida

Padrinho de Ciro desde o início de sua carreira política, o então governador Tasso alçou o jovem Ferreira Gomes à presidência da Assembleia. Dois anos depois, em 1988, trabalhou ativamente para eleger Ciro prefeito de Fortaleza e, em 1990, governador do Ceará. A dobradinha de apoio se repetiu em 1994, quando o Tasso foi eleito para o segundo mandato com apoio de Ciro.

Em 2002, Tasso chegou a ir contra o próprio partido para apoiar Ciro (no PPS) à Presidência da República. Em 2006, repetiu a postura e apoiou Cid Gomes (no PSB) ao governo do Ceará, contra o seu correligionário Lúcio Alcântara.

A aliança cedeu quando Tasso acabou isolado na disputa pelo Senado em 2010. Na época, o ex-governador rompeu com Cid e Ciro Gomes, após eles cederem a pressões do PT Nacional e apoiarem José Pimentel ao cargo. Apesar do rompimento, Tasso e Ciro têm mantido postura de não trocarem críticas publicamente.

Nas eleições de 2014, Tasso disputa novamente o Senado contra o deputado estadual Mauro Filho (Pros) apoiado por Ciro e Cid. A pesquisa O POVO/Datafolha, publicada nesta quarta-feira, mostra queTasso lidera a corrida ao Senado com 54% das intenções de voto, contra 20% de Mauro.

(POVO Online)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Ciro questiona no Facebook a independência do seu ex-líder político Tasso Jereissati

  1. Sinceramente, eu fico com vergonha, esta é a palavra certa, com vergonha no lugar do Ciro. Às vezes este homem que considero tão inteligente me surpreende pelas asneiras que fala.
    O que tem a ver a independência de Tasso com ele ser do partido do Fernando Henrique e do Aécio? Por acaso Ciro considera FHC algum ditador que obrigue Tasso a ser do seu partido.
    Não caro Ciro, ele está apenas exercendo uma coisa que infelizmente o senhor sabe muito pouco fazer que é ser GRATO. Esta palavra deve cortar-lhe a alma, pois o senhor jamais poderia mover uma vírgula, ou expressar uma única palavra desta sua afiada e incontrolada língua contra o Tasso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − quatro =