Ciro só retorna da Europa dia 22 e seu destino continua de molho

O deputado federal Ciro Gomes (PSB), antes ignorado pelo partido para ministérios, foi sugerido por Dilma, com apoio do presidente Lula, conforme revelou nesta semana o Poder Online (iG), para o Ministério da Integração Nacional. Aguarda-se resposta dele até quarta-feira, já que só retornará da Europa, onde passa temporada com o filho caçula, Yuri, dia 22 próximo. A data do retorno de Ciro ao Brasil foi passada para o Blog por seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB).

Par essa pasta, os nomes inicialmente indicados pelo PSB são os de Fernando Bezerra, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Eduardo Campos, em Pernambuco, e Márcio França, deputado por São Paulo. França, porém, não é um político de consenso dentro da equipe de transição.

Cabe ao PSB indicar quem ocupar o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria Especial dos Portos, esta última com um correligionário de Ciro Gomes, no caso Pedro Brito.

A predileção de Dilma por Ciro ficou clara com a participação de seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes, na reunião de semana passada na Granja do Torto. 

Ciro tem a preferência da equipe de transição por ter descartado candidatura própria à Presidência neste ano e declarado apoio a Dilma Rousseff. Depois do primeiro turno, ele foi convidado a fazer parte do núcleo da campanha.

A Ciro agora cabe decidir se aceita retornar à pasta da Integração Nacional, que já ocupou no governo Lula. Inicialmente, a aliados ele disse que recusaria a oferta, considerando-a “figurinha repetida”. Mas, agora, restaram poucas posições de ponta no governo. Se declinar, Ciro ainda tem a opção de ocupar a presidência do Banco do Nordeste.

(Este Blog e Portal iG)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 19 =