Coletânea resgata grandes nome da literatura cearense

unnamed (83)

O livro Ceará em Letras: entre o passado e presente literário, organizado por Alexandre Vidal de Sousa, Fernanda Maria Diniz da Silva e Fernângela Diniz da Silva, será lançado às 19 horas desta quinta-feira, no auditório José Albano, do CH da UFC (Benfica).

Trata-se de uma coletânea que tem como principais objetivos valorizar a produção literária de renomados escritores e fomentar os estudos sobre a produção literária de autoria cearense, contribuindo, assim, com o debate em torno dessa rica e variada produção bibliográfica, cujo caráter original se evidencia desde a formação da primeira Academia de Letras do Brasil, A Academia Cearense de Letras, em 1894, e permanece ativa até os dias atuais.

O livro está dividido em quinze estudos. Os autores/críticos literários são pesquisadores do Curso de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado), Professores da Rede Estadual de Ensino formados pela UFC e Graduandos de Letras UFC e Teatro URCA. Privilegiando uma linguagem clara e objetiva, cada pesquisador expõe brevemente uma nota sobre a vida e a obra do autor escolhido, bem como uma análise a cerca de sua produção literária.

Os autores escolhidos/homenageados para esta edição, são os seguintes: Patativa do Assaré (por Alexandre Vidal de Sousa), Eduardo Campos (Por Francisco Wellington Rodrigues Lima e André Luiz dos Santos), Ana Miranda (por Avanúzia Ferreira Matias e Carla Poennia Gadelha Soares), Klévisson Viana e Arievaldo Lima (por Cássia Alves da Silva), Milton Dias (por Fernanda Cavalcante Barbosa e Silva), Linhares Filho (por Fernanda Maria Diniz da Silva), Antônio Girão Barroso (por Fernângela Diniz da Silva), Antônio Sales (por Francisca Erik Nogueira Lima), Artur Eduardo Benevides (por Gildênia Moura de Araújo Almeida), Pedro Lyra (por Jéssica Thaís Loiola Soares), Gerson Augusto de Oliveira Júnior (José William Craveiro Torres), Rachel de Queiróz (por Marijara Oliveira da Rocha), Moreira Campos (por Marilde Alves da Silva), José Alcides Pinto (por Romildo Biar Monteiro), Francisco Carvalho (por Wesclei Ribeiro da Cunha).

 

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =