Compositor Vital Farias elogia Lava Jato e é vaiado aos gritos de “Fora Temer” em Fortaleza

vitall

O que deveria ser uma noite de festa, com um reencontro do público cearense com quatro grandes compositores nordestinos responsáveis por dois dos mais emblemáticos discos da música brasileira nos anos 80 – Xangai, Geraldo Azevedo, Elomar e Vital Farias, reunidos nos álbuns ao vivo “Cantoria”, então lançados pela Kuarup – acabou se tornando um constrangimento para grande parte do público que compareceu ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, na noite desse sábado (12).

A atmosfera entre os espectadores já estava um pouco destoante do clima festivo de um sábado à noite, desde que Elomar solicitou de forma enérgica, no palco, que não fossem feitas fotos ou imagens dele, ressaltando que, ao contrário dos três colegas de show, ele não as autorizava. Apontando um a um os espectadores que continuavam a filmar, o compositor chegou a ameaçar deixar o palco, caso as câmeras de celular continuassem ligadas.

Foi quando Vital Farias, destacando o direito de Elomar de não permitir filmagens, ressaltou ser um “cidadão brasileiro” e resolveu abordar a “situação política” do País, fazendo, em suas palavras, “uma homenagem à Lava Jato”. A reação de grande parte do público foi imediata: muitas vaias, gritos de “Fora Temer” e até pessoas deixando o salão onde acontecia o show. Vital tentou continuar a apresentação, cantando “Não me engana de novo”, mas teve de interromper a música, diante da indignação da plateia, que irrompeu em mais vaias, além de manifestações em defesa do ex-presidente Lula e expressões de surpresa quanto a este ser atacado por um nordestino.

Diante do visível constrangimento dos colegas de palco, Vital afirmou que as pessoas que vaiavam seriam “do PT”, o que só aumentou a reação do público contra o compositor paraibano. Enquanto Geraldo Azevedo preferiu permanecer em silêncio, diante da atmosfera pesada, coube a Xangai tentar acalmar os ânimos, defendendo o direito de Vital Farias se manifestar e dizendo também ter sua posição política, mas apontando que preferia deixá-la fora do palco, em respeito às pessoas que saíram de casa para assistir ao show – “muitas vezes, com sacrifício”.

O estrago, porém, já estava feito. Apesar das beleza eterna das canções de Xangai, Elomar, Geraldo Azevedo (que tentou dar prosseguimento ao espetáculo com “Dia branco” e “Caravana”) e do próprio Vital Farias – como os clássicos “Veja (Margarida)” e “Ai que saudade d´ocê” – e a despeito da emoção de rever os quatro grandes menestréis reunidos no palco, os protestos do público cearense divergindo da fala de Vital continuaram ao longo de todo o restante da apresentação.

O show terminou com o público entoando em massa o “Fora Temer” e recebendo inclusive o apoio de Geraldo Azevedo, de braço levantado acompanhando o grito da multidão. A maioria que ali estava expôs sua discordância quanto à tentativa de “homenagem” à Lava Jato.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

28 comentários sobre “Compositor Vital Farias elogia Lava Jato e é vaiado aos gritos de “Fora Temer” em Fortaleza

  1. As viúvas da dupla Lula-Dilma estão indóceis. Talvez preferissem o show de alguém bancado pela Rouanet, tipo Cláudia Leite.
    Essa turma não sabe o que é direito de imagem e muito menos liberdade de expressão.

  2. Bom saber que parcela do nosso povo ainda não está completamente submersa nessa onda de ódio, literalmente TELEguiado, contra Lula, Dilma e qualquer pessoa de esquerda. Mais um tempo, e o golpe que nossa democracia sofreu estará claro para a maioria. Até lá, vamos reagindo pontualmente, pois a força bruta e a da (in)justiça está com os golpistas. Parabéns Ceará!

  3. Pelo que diz a matéria, bem como pelo que está sendo um dos assuntos do domingo na cidade, e nas redes sociais, Lula-Dilma não têm viúvas, mas uma parte muito grande da cidade VIVA que ainda têm respeito e luta por liberdade de expressão.

    Muita gente, que não é do PT, não gostou e se posicionou contra o arco iris que já mudou de cor, porque

    Essas feridas da vida, Margarida
    Essas feridas da vida, amarga vida …

    fazem nos dizer:

    FORA TEMER !

  4. Que pena..o Vital deveria saber, e sabe, que o público dele é diferenciado, não vai a um show dele pessoas que tem como única fonte de informação a Rede Golpe de Televisão, a Band, TV cultura entre outras. A farsa da Lava Jato tá sendo revelada ao pouco, uma operação que veio apenas para tentar destruir os movimentos de esquerda do Brasil, e escolheram o presidente Lula pra Cristo…Vital, o povo cearense gosta muito de sua música, mas não vai admitir que você fale mal de um presidente que construiu 18 Universidades no Brasil…Forte Abraço.

  5. Direito de imagem deve ser respeitado, mas deveria ter sido feito um apelo, não ameaças.
    Direito de opinião também, tanto para o artista quanto para o público. Falou, ouviu. Além do mais ele estava com vantagens, inclusive por estar com o microfone.
    Quando a essa estória de Lei Rouanet, aí já é discurso de coxinha.

  6. O que se passa na cabeça dessas pessoas que defendem com unhas e dentes corruptos, que roubaram bilhões de reais dos cofres públicos e condenam quem investiga a roubalheira que generalizou-se nesta última década. Só há uma explicação, essa gente só deveria estar se beneficiando com a roubalheira.

  7. Faço parte do coro às vaias para Vital Farias em seu elogio a operação Lava Jato. Uma operação a qual se constata a cada instante a quem servem esses senhores. Vê-se todos os dias as suas violações às leis, seus desmandos, abuso de poder.
    Será que nesses anos todos de sua carreira musical o querido e tão lindamente cantado Vital Farias não havia se dado conta da consciência crítica de seu público mais fiel?
    À sua opinião dada, parabéns por sua coragem. É direito seu.
    A minha vaia, direito meu. Estamos quites. Aceitar? Nunca! Não sou obrigada. Grata, paz e bem. Sigamos lutando pelo que acreditamos.

  8. Essa gente de esquerda além de mal educada é intolerante, não aceitam o contraditório, quem pensa diferente, que vergonha, isso mostra bem a classe desse povo “Lulopetista”. #lulanacadeia

  9. Anchieta, você parece viver em um mundo todo particular: um mundo medieval/contemporâneo recheado de demônios, santos, inquisidores justiceiros e bruxas e bruxos a serem imolados em praça pública. Amadureça, rapaz! Não tem mais idade para fantasias de videogame! Deixe isso para os adolescentes!

  10. Essa de Lei Rouanet é podre. Cantor tem que cantar. Numa entrevista, num debate, etc. falar de seus pensamentos, ideias… Vale. Agora querer empurrar uma operação pensa, torta, que só pune um lado… Bem feito!

  11. Falta de profissionalismo total. Paguei ingresso caro para ouvir boa e especial música. E assim foi até sair da genialidade para a mediocridade política de Vital Farias. Estava ali para ouvir os músicos, não para escutar balelas políticas. Um show inesquecível, mas decepcionante pela sua postura ignóbil. Lamentável. Tive o prazer e o desprazer de presenciar a noite. Geraldo e Xangai salvaram a noite. Com eles Cantoria já basta.

  12. Sou anti-petista , sou contra o LuLaLadrão, sou contra a corja que quebrou a Petrobrás , eu sou a favor da lava-jato ….. mais o artista Vital Farias deveria ter outra postura, talvez tenha feito essa provocação de forma propositada , porque ele sabia que ali tinha 80% de petistas na platéia.

  13. O ódio pelos trabalhadores e pelos pobres, especialmente pelas mulheres e crianças pobres, de que o governo Temer é possuído, é avassalador. Os projetos de reforma trabalhista e da previdência social têm o objetivo de retirar, reduzir ou dificultar o acesso a direitos já adquiridos pela classe trabalhadora, como férias remuneradas, 13º salário, licença paternidade e licença maternidade antes de dez meses de contribuição previdenciária. Reduz o acesso à licença maternidade remunerada para quem não contribuiu, pelo menos, durante dez meses para a previdência, afeta jovens mulheres ou trabalhadoras incorporadas ao mercado de trabalho a menos de dez meses do parto. Esta proposta se reveste de uma maldade ímpar e se enquadra como uma perversão misógina e pedófoba.

    O usurpador parece o “professor gavião” que está sempre tramando um crime e uma maldade. Todos os países do mundo protegem os recém-nascidos e as mulheres grávidas e puérperas. A neurociência já descobriu que os cuidados maternos nos primeiros meses de vida do bebê e, especialmente, o aleitamento materno, são fundamentais e determinantes para a saúde física e mental dos bebês e pelo nascimento de sinapses cerebrais da amorosidade, decisivas no futuro para o relacionamento afetivo, “da sociabilidade, da agressividade, da capacidade de amar, de amar os outros e a si mesmo”, na expressão do médico e neurocientista Michel Odent.

    O aleitamento materno é decisivo para o desenvolvimento cerebral dos bebês e para sua proteção imunológica, ao transmitir anticorpos naturais, até que o sistema imunológico do bebê esteja plenamente apto para se proteger de infecções e alergias. A proposta de flexibilizar o direito ao repouso semanal, às férias e 13º salário afetará a saúde e bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras e de sua família.

    A decisão do governo Temer de propor restringir a segurança social que afeta o direito sagrado das mulheres trabalhadoras de ter filhos, de cuidar e amamentar seus filhos nos primeiros meses de vida, afetará as gerações futuras, tolhidas destes cuidados. É uma perversidade que merece o mais veemente protesto do povo brasileiro e de todos os humanistas e democratas.

    * Manoel Fonseca é Médico sanitarista, Mestre em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pelo Istituto Superiore di Sanità- Roma/Itália e um dos coordenadores do Movimento Médicos pela Democracia.

  14. A falsa elite intelectual parasita do Brasil, que compactou com o desgoverno do PT, que assaltou a Petrobras, aparelhou o estado, manipulou artistas e movimentos sociais , quando se encontra com artistas independentes, que não se aliaram a elite sindical e intelectual corrupta, e, por isto, não devem nada a velha e anacrônica “ex-querda” e ao PT, eles reagem violentamente, não sabem respeitar liberdade de expressão e de opinião, são só uma elite fascista formada por zumbis ventríloquos.

  15. Como ser a favor da lava jsto que nao pune quem roubou a petrobras, so pune quem é de esquerda. Ou vc é a favor da lava jato ou vc é a favor de que puna quem roubou a petrobras.
    Cade temer, aecio, renan, juca, ….. me poupe. Eu trabalho na petrobras, os 2 bilhoes recuperados pelo moro nao passa nem perto dos 110 bilhoes que temer ja saqueou da petrobras. Se informe melhor Naercio. Quem quer quebrar a petrobras e o Parente.

  16. Fui ao show com uma expectativa imensa. Quando vi os quatro aparecerem juntos, no palco, senti uma emoção indescritível . Quando começaram a cantar, chorei. Assisti Elomar no Centro Cultural da Caixa e no Cine Teatro São Luiz e já sabia do seu posicionamento com relação a filmagens, acho que devemos respeitar. É, inclusive, até muito desagradável assistir espetáculo com todos aqueles celulares ligados. Concordo que deveria ser proibido! E que voz linda o Elomar tem! Só tenho vontade de fechar os olhos e ouvi-lo cantar. E que artista simpático e simples é ele! E Xangai! Ele é minha inspiração! Também já tive oportunidade de assistir alguns shows desse grande artista, inclusive com seu grande parceiro Juraildes. Geraldo Azevedo, impecável, maravilhoso! Nunca tinha visto nenhuma apresentação de Vital Farias! Me emocionei com sua voz forte, igual a que eu ouvi tantas vezes nos discos ! Infelizmente o espetáculo não foi o que esperávamos ! De qualquer forma a imagem que ficou na minha mente e no meu coração, foi a emoção do início! Vê-los, os quatro, juntos, foi incrível! ForaTemer Lula2018

  17. O DISCURSO IDIOTA DOS FASCISTAS, QUERENDO ATRIBUIR AOS PETISTA A IMBECILIZAÇÃO E O ANALFABETISMO POLÍTICO, SÓ DENUNCIA A SUA IGNORÂNCIA E MÁ INTENÇÃO EM QUERER DESVIAR, DOS VERDADEIROS DESINFORMADOS, A VERDADE DOS FATOS. A INTELECTUALIDADE BRASILEIRA PODE SER ATÉ UMA MINORIA, MAS NUNCA ARREDOU O PÉ DE DEFENDER, EM TODOS OS MOMENTOS, A DIGNIDADE DOS CIDADÃOS BRASILEIROS E A SOBERANIA NACIONAL. ABAIXO OS GOLPISTAS !!!

  18. qual o motivo do meu comentario acerca do senhor ciro gomes não foi publicado? so os comentarios de petistas são publicados? veja o tamanhho do comentario do militante do pc do b manoel não sei de que .se o jornal o povo tem censura [e so falar . macdaia@bol.com.br

  19. Fernando, não publicamos adjetivos chulos ou ataques pessoais. O leitor pode criticar o político Ciro Gomes, mas adjetivar o homem ou acusá-lo de crimes sem provas ou sem inquérito policial é além da liberdade de expressão.

  20. Aconteceu igualzinho aqui em Goiânia, Go.
    Tanto a vaia a Vital Faria quanto ao esporro do Elomar sobre fotos e filmagem.
    Parece que não entenderam que o público deles não é é manipulável e que ninguém paga um show tão caro pra ver eles expressarem opiniões políticas!

  21. Intolerância pura. Todo cidadão tem o direito de defender publicamente posições políticas, confissões religiosas, visões ideológicas do mundo. Todos, indistintamente. Essa plateia que reagiu com violência verbal feriu direitos da cidadania. São pessoas cheias de ódio, que apoiaram governos que levaram o país a sofrer a maior crise de sua história. E é gente falsa: quando diziam que Temer tramaria para parar a Lava Jato, não estavam preocupados com a Lava Jato. Queriam apenas desgastar Temer. Na verdade, essa gente é contra a ação da justiça no combate a corrupção, e se tivessem tipo todo o poder teriam barrado as iniciativas nesse sentido do MP, da PF e do juiz Sérgio Moro. Levariam Moro à prisão. Esse pessoal perdeu o senso da realidade. Ô gente autoritária, arrogante, inculta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + seis =