Computador da Presidência da República altera perfis de jornalistas da Globo

Análises econômicas desastrosas e defesa apaixonada de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção. As “qualidades” marcaram o perfil da jornalista Míriam Leitão, do jornal O Globo, na Wikipédia, depois das alterações realizadas por um computador pertencente à Presidência da República. A denúncia veio à tona nesta sexta-feira (8), apesar do crime ter sido cometido em maio do ano passado.

Na mesma época, o perfil do jornalista Carlos Alberto Sardenberg também foi alterado pelo mesmo equipamento, instalado no Palácio do Planalto com IP 200.181.15.10. A alteração justificava as críticas à política econômica do governo do PT, pelo fato do jornalista ser “irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil”.

“É mentira que eu tenha defendido Daniel Dantas. Acho que é espantoso que um órgão público, ainda mais o Palácio do Planalto, use recursos e funcionários públicos para fazer esse tipo de ataque a jornalistas, quando deveria estar dedicado às questões de Estado”, comentou Míriam Leitão.

“É evidente que minha posição é claramente crítica a esse governo. Esse é um debate de ideias, agora dizer que, porque meu irmão trabalha na Febraban, sou lacaio dos bancos é uma canalhice, uma baixaria. É imoral, é antiético, porque você coloca no perfil uma ilação. Usando um equipamento do governo, se faz uma ilação que não pode ser feita”, reagiu Sardenberg.

O palácio do Planalto informou que não será possível apontar a identidade da pessoa ou funcionário do governo que realizou as alterações.

(com informações do site globo.com)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =