A conquista que transformou o “nerd” em gente famosa

ddd

“João vai caminhando da casa onde mora, no bairro Vila União, até a Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. O trajeto, com pouco menos de um quilômetro, não levaria mais de 20 minutos para ser percorrido pelo garoto de passos largos. Mas, na última semana, depois que virou notícia, o estudante de escola pública João Victor Claudiano do Santos, 16, viu os minutos se multiplicarem. As pessoas o reconhecem, querem cumprimentá-lo. Moradores do mesmo bairro sentem-se parte da história do menino que viu ser replicado em sites e jornais o feito de ter acertado 172 questões das 180 que compõem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Dia desses, ouvi um rapaz dizer que agora sentia orgulho do lugar onde nasceu”, conta João.

Ser notado no bairro é apenas uma parte da repercussão. “O nerd que acertou 95% do Enem virou substantivo próprio, é quase o meu novo nome”, relata João, lembrando do título da matéria publicada no O POVO, no dia 19 deste mês. Depois da primeira entrevista, João conversou com mais seis equipes de reportagens, atendeu em média 30 telefonemas por dia, foi aplaudido em um ônibus e procurado por professores de universidades. Até mesmo da Escócia, na Europa, veio mensagem. “A matéria sobre o João estava por toda parte em meu Facebook”, comentou a antropóloga Michele Wisdahl, que estuda o Enem e que, por e-mail, parabenizou o feito do garoto.

Pelos corredores da Adauto Bezerra, não há quem agora não conheça o João. Professora de História, e considerada “mãe” pelo garoto no ambiente escolar, Anna Karina não se surpreendeu com o resultado de João no Enem, pelo empenho com que o menino tratava os estudos. “Ninguém na escola o conhecia e agora as pessoas me pedem para apresentar o João, o têm como exemplo”, conta a professora, destacando o foco e dedicação do estudante.

* Do O POVO, leia mais aqui.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =