Cultura é o quê?

Em artigo enviado ao Blog, o professor Francisco Djacyr critica o estado de abandono do Dragão do Mar. Confira:

Impressiona-me hoje o abandono do Centro Cultural Dragão do Mar entregue às drogas, aos mal-educados e gente de todo tipo que muitas vezes não sabe onde está e não faz a mínima questão de conhecer os aspectos que aquele ícone da cultura cearense e seus personagens representam.

Por que não há uma biblioteca temática no Centro Cultural, versando sobre Patativa do Assaré, o próprio Dragão do Mar e outras personagens da cultura cearense? Por que não se protegem as estátuas de Patativa e do Dragão para evitar poses ridículas e até subida em cima das estátuas? Por que não se toma uma ação firme contra os consumidores de drogas que as usam abertamente no espaço do Centro Cultural? Estas perguntas deveriam ser feitas às autoridades relacionadas aos problemas, mas parece que não temos com quem contar neste momento.

A verdade é que em função da falta de segurança e de atrações reais o Centro Cultural está hoje definhando e entregue à própria sorte sem nenhum tipo de ação efetiva e real no sentido de mudar o quadro que hoje é desesperador. Não sei se as autoridades sabem, mas há artistas desistindo de fazer apresentações nos equipamentos culturais presentes e no entorno simplesmente pelo medo de assaltos, mortes ou agressões Não vemos a presença efetiva da Polícia Militar nem coibição ao uso de drogas, prostituição e outras ações geralmente feitas por menores, o que revela que nossas autoridades não têm realmente compromisso com a cultura da cidade.

A situação ali é simplesmente de caos quase que total, onde ao invés de se respirar cultura respiramos o cheiro dos dejetos depositados por pessoas excluídas e que ali vão e ali ficam como zumbis à espera sabe–se lá de quê.

Cultura é sim uma pasta desprezada quase sem orçamento, quase sem perspectivas e que também não faz parte do cardápio da sociedade que prefere a pornografia e a exibição de mortos ao invés de uma boa peça teatral, uma apresentação musical ou o conviver com estudo e conhecimento.

Na realidade poucos sabem da importância da cultura e estão deixando um equipamento notável, esplendoroso e que poderia ser algo a mais na construção de um corredor cultural num verdadeiro paraíso da exploração (estacionar), da violência e do abandono a um elemento que poderia sim mudar nossa sociedade.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Cultura é o quê?

  1. Infelizmente, o Centro Cultural Dragão do Mar, se encontra em estado lastimável, sem qualquer Programação Cultural interessante.
    Saudades do tempo do Governador Tasso, onde tínhamos ações culturais todas as semanas, com bares e restaurantes lotados, com pessoas de bem da sociedade e milhares de turistas circulando e apreciando a beleza do local.
    SOS GOVERNADOR CID, vamos revitalizar fortemente o local, pois com pouquíssimo investimento, poderemos, reestabelecer toda a beleza do Centro Cultural Dragão do Mar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =