Danilo Forte apresenta emenda que transfere competência de criação de municípios para as Assembleias

danillo

O deputado federal Danilo Forte (PSB) apresentou, nesta quarta-feira, ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de nº 143/2015. Essa PEC transfere a competência de criação de novos municípios para as Assembleias Legislativas.

A matéria conta com apoio de mais de 200 deputados que, inclusive, a subscreveram condicionando a criação de novos municípios à realização de um Estudo de Viabilidade Municipal a ser aprovado também pelos respectivos legislativos estaduais. Danilo quer “constitucionalizar este tema devido a grande demanda por novos municípios, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do País.”

Esse tema já foi motivo de dois vetos presidenciais em legislações complementares, mas Danilo acredita que a constitucionalização do tema dará um fim “à longa espera dos vários distritos com alta densidade populacional em se tornar cidades emancipadas com prefeitos e vereadores eleitos.”

Danilo argumentou ainda: “Ao iniciarmos um novo ano legislativo, bem como uma nova legislatura, gostaríamos de apresentar outra proposição tratando mais uma vez da regulamentação da matéria. Desta feita, entendemos que a forma de impedir o não cumprimento da vontade do Congresso Nacional é a aprovação de uma emenda constitucional. Assim, esta emenda objetiva equacionar definitivamente o impasse criado pela EC 15/1996, estabelecendo as condições mínimas para que os Estados possam dar início ao processo de emancipação municipal.”

Após a formalização da PEC 143/15, o próximo passo da proposta deverá ser a apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Casa, com relação a admissibilidade. Aprovada a admissibilidade, o presidente da Câmara constituirá uma Comissão Especial para analisá-la.

(Foto – Divulgação)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 18 =