Datafolha/O POVO – A onda Heitor Férrer

Essa é da Coluna Política do O POVO, assinada, nesta quinta-feira, pelo jornalista Érico Firmo:

Três aspectos se destacam na nova pesquisaO POVO/Datafolha. Um é a oscilação negativa de Moroni Torgan (DEM), no nível em que ela se deu. Outro é a oscilação positiva dos dois candidatos das máquinas. Mas o principal, certamente, é o crescimento de Heitor Férrer (PDT) e sua entrada, para valer, no jogo sucessório. O pedetista é a novidade que altera a trilha que seria previsível. Pelas pesquisas anteriores, o rumo mais óbvio – e Fortaleza é pródiga em renegar obviedades – seria Moroni Torgan (DEM) tentando se sustentar, com Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) brigando para chegar ao segundo turno. Sem ser possível descartar a hipótese de os competidores de PSB e PT, com mais dinheiro e infraestrutura, ultrapassarem o concorrente do DEM e irem ambos à fase final da disputa. Tudo isso ainda está posto, mas Heitor é o fato novo. Está tecnicamente empatado tanto com o candidato do governador como com o da prefeita. E é o único em ascensão fora da margem de erro.

Heitor tem perfil que o credencia a tentar repetir fenômenos eleitorais da história recente, como Maria Luiza e Luizianne Lins. Tem vínculos tradicionais com segmentos progressistas e inserção na classe média setor que sempre resistiu a Moroni e que costuma ser pouco afeito a estruturas governistas. Mas lhe falta ainda componente que foi crucial para as duas mulheres que administraram Fortaleza: a criação de uma atmosfera que contagiou setores da cidade e as levaram à vitória. Não se percebe a candidatura de Heitor, nem de longe, como o mesmo fenômeno. O programa eleitoral é bem convencional e não consegue encantar – fator que foi crucial nos dois exemplos mencionados. Só muito recentemente passou a se utilizar do trunfo maior do pedetista: seu histórico de defesa da ética e da moralidade. Todavia, o crescimento deve impulsioná-lo. Obter dinheiro ficará mais fácil. Conseguir adesões será mais simples. E os apoiadores e militantes demonstrarão mais empolgação. Por outro lado, o candidato ficará no centro das atenções. Será mais visado e cobrado. Suas propostas serão colocadas em teste. Para o bem e para o mal, a pesquisa O POVO/Datafolha marca o início de uma nova campanha para Heitor.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

10 comentários sobre “Datafolha/O POVO – A onda Heitor Férrer

  1. Sou professor, voto no Heitor. Sou médico, voto no Heitor. Sou funcionário público, voto no Heitor. Professor não vota em quem bate em profesor. Médico não vota em que so tem o diploma de médico e nunca exerceu a profissão. Funcionário público não vota em que foi conivente com o roubo (consignados) de seu dinheiro.
    Também não voto em “poste”, nem quem não mora em Fortaleza.

  2. Hoje com o Ibope, a onda mudou, a onda agora e ELMANO, o candidato que mais cresceu nas últimas pesquisa, cresceu 5 ponto em relação ao Ibope de uma sema atrás, essa onda tá mais forte, é a onda vermelha chegando, lembram da onda Pimentel para o senado? tremei elite cearense!!!!

    A onda vermelha tá chegando, vamos que vamos, olha a onda vermelha aí gente, olho no olho para governar Fortaleza!!!

  3. Heitor Ferrer é o candidato melhor classificado (em termos de crescimento), é o mais preparado (em termos de proeficiência e transparencia. é o candidato que melhor substituirá essa prefeita a quem nós depositamos tanto e tao pouco fez em seu segundo mandato. Vai Heitor, que essa é sua!!

  4. Esse rodrigo só pode ser louco, tira o outro candidato da coligação ( LULA), que fala mais do que o próprio candidato Pra ver se ele tinha a metade desses otos que ele vai ter. Voto amarrado ao bolsa família a um hospital que passou oito anos para ser construído. o PT não tem mais moral para pedir para alguém olha no olho, isso é uma vergonha, além do que ainda tem o duda (mensalão) Mendonça fazendo a campanha. Vamos povo de fortaleza votar em que teve oito anos pra fazer e não fez nada. LEMBRE ERRAR É ELMANO PERSISTIR NO ERRO É LUIZIANE. Vamos Heitor 12. (lembrando que eu votei luiziane na primeira vez que eleita foi como uma grande aposta para nossa fortaleza, hoje até saudade do Juraci agente sente).

  5. Eu e minha familia estamos com, Heitor , desde 1988 na politica na epoca em que nascia os primeiros pelinhos de barba em Roberto Claudio e Elmano, e quem tem passado LIMPO E DE MUITAS CONQUISTAS!! PARABENS HEITOR CONTINUE ASSIM VAMOS FIRME E CRESCENTES RUMO AO 2 turno

  6. Desde que cheguei aqui voto em HEITOR. Além da dignidade, carater e conduta ilibada, é um politico que cumpre o que fala e não tem medo de divergir de seus opositores. VOTO HEITOR e quem tiver juizo que faça o mesmo para o bem de nossa cidade.

  7. ACREDITO QUE O HEITOR FERRER É O MELHOR PARA FORTALEZA ,POIS QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE FAZER E NÃO FEZ JÁ ESTÁ MAIS NO QUE NA HORA DE PASSAR A VEZ PARA OUTRO . EU FIQUEI MUITO TRISTE COM A GREVE DOS PROFESSORES HOUVE MUITA PEIA E DISCRIMINAÇÃO COM ESTÁ CATEGORIA OBS O PROFESSOR É QUEM FORMA TODAS AS PROFISSÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 5 =