Debate continua burocrático

Cid falou de investimentos em saúde e no Ronda.

No debate da TV Verdes Mares, nesta noite de terça-feira, o segundo bloco permitiu que candidato fizesse pergunta para candidato com tema sorteado pela produção do encontro. Cid Gomes foi o primeiro a indagar e escolheu Soraya Tupinambá sobre transposição das águas do rio São Francisco. A candidata afirmou que a obra priorizou multinacionais e o agronegócio, provocando problemas de saúde como termelétricas que têm se instalado no Estado. Soraya disse que 30% da água é desperdiçada na região metropolitana, no que Cid insistiu que a transposição é importante para o consumo humano.

Em outro bloco, Soraya Tupinambá perguntou sobre saúde pública para Cid Gomes, que considerou fundamental, lamentando que há centenas de pessoas precisando de uma consulta e acabam numa maca de emergência. Cid disse que está procurando investir em infraestrutura no setor. Afirmou que há recursos para isso e prometeu: a estrutura de saúde do Ceará será a melhor do País. Soraya lamentou isenção de agriquímicos.

Cid voltou a prometer mais três hospitais regionais, 21 policlinicas, 32 Unidades de Pronto Atneidmento (UPAS) e universalização do SAMU.

Lúcio prometeu apoio ao setor policial.

O tema Segurança foi sorteado e Cid indagou a Marcelo Silva, destacando investimentos no Programa Ronda do Quarteirão. Marcelo lembrou que, como prefeito de Maranguape, investiu na Guarda Municipal e considerou fundamental investimento em consórcios entre municípios para combater a violência. Ele elogiou a guarda comunitária, mas observou que fragmentação das polícias não seria salutar. Cid insistiu que implantar guarda municipal é importante, reiterou que constroi a mais moderna academia de polícia do País com apoio no treinamento a ser dado pela Polícia Federal.

Agricultura foi tema sorteado. Marcos Cals respondeu pergunta de Marcelo Silva afirmando que investimento em agronegócio e melhoria da qualidade do rebanho são suas prioridades. Disse que fortalecer o apoio aos que atuam em perímetros irrigados é fundamental. Já Marcelo considerou ser importante apostar em alimento orgânico, agricultura familiar e reforma agrária. Para o candidato, esse tipo de prioridade evitaria inchaços populacionais em Fortaleza.

O tema Funcionalismo Público foi sorteado. O tucano Marcos Cals indagou Lúcio Alcântara que lembrou ter dado planos de cargos e carreiras da categoria e ter dado reajustes dignos. Aproveitou para informar que dará o piso salarial nacional dos professores. Já Marcos assegurou: acatará a PEC 300 que aumenta o salário dos policiais militares. Sobraya falou sobre a questão do emprego e afirmou investir no setor turismo em vários de seus segmentos.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =