Depois de Dilma, é FHC quem deve ganhar cidadania

fhcc
“Depois de ter concedido título de cidadão honorário de Fortaleza à ex-ministra Dilma Rousseff (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza poderá conceder a mesma honra ao ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) & adversário de Dilma no campo da política partidária. Já tramita na Casa um decreto legislativo que, se aprovado, concede a cidadania fortalezense ao antecessor do presidente Luiz Inácio m Lula da Silva (PT).

Autor do projeto, o vereador Ciro Albuquerque (PTC) informou ontem que o trâmite foi iniciado na última semana & ou seja, dias antes da pré-candidata do PT à Presidência da República receber seu título de cidadania. O decreto já está na pauta da sessão de hoje da Câmara, mas ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ser votado pelos vereadores.

Líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara, Acrísio Sena (PT), não gostou da ideia. Para ele, o decreto é uma provocação do vereador em reação ao título dado a Dilma. “O FHC não representa nada mais para o Brasil a não ser os oito anos de desgraça“, comentou Acrísio, em referência aos dois mandatos de Fernando Henrique (1995 – 2002). Apesar das duras palavras contra o ex-presidente, Acrísio preferiu não revelar qual posição o PT vai tomar sobre essa matéria. “Nós (vereadores do PT) ainda vamos conversar sobre isso“.

Ao O POVO, Ciro Albuquerque disse que vai reivindicar voto favorável dos petistas e demais apoiadores de Dilma. “Eu votei favoravelmente à concessão do título de cidadania para Dilma. É natural que, agora, eu tenha essa retribuição“.

No texto de justificativa do decreto de cidadania para FHC, Ciro Albuquerque cita apenas uma ação positiva feita pelo ex-presidente para Fortaleza: o “novo“ Aeroporto Pinto Martins & que passou por reforma e ampliação em 1998, época em que FHC era presidente e Tasso Jereissati (PSDB) era Governador. O outro item da justificativa apresentada diz que FHC “ajudou o Estado do Ceará e a nossa Capital“ com a construção do complexo do Porto do Pecém.

Serra ainda na fila
Em abril, completaram-se cinco meses de trâmite do decreto legislativo que concede ao presidenciável tucano, José Serra (PSDB), o título de cidadão de Fortaleza. Entre a apresentação do decreto e a aprovação, o título de cidadania de Dilma foi aprovado em pouco mais de um mês. Este ano, a Câmara já aprovou, também, título de cidadania fortalezense para a senadora Maria Silva (PV).

O presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), disse que não vê nenhum problema na onda de títulos de cidadania pela qual a Câmara vem passando. “É legítimo”.

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

3 comentários sobre “Depois de Dilma, é FHC quem deve ganhar cidadania

  1. Aproveitando a honraria, poderia conceder a Plinio Sampaio, Marina Silva, Oscar Silva, Cielo, Gugu Liberato, Silvio Santos, Faustão e etc

  2. Esse Dr. Ciro é um legítimo representante de Tasso. Admirador confesso de FHC e defensor da volta ao passado!
    Acho que ele só foi eleito porque o fortalezense não sabia disso. Aliás, ele era um ilustre desconhecido no meio político.
    Mas se prestando a esse tipo de papel…
    as urnas lhe aguardam, vereador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 9 =