Deputados do PSDB querem Tasso e Cid juntos em 2010

cidtasso

O PT deixa essa cena se repetir em 2010?

“Com o argumento da “afinidade política”, deputados do PSDB querem ver o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o governador Cid Gomes (PSB) juntos na campanha pela reeleição de ambos em 2010. Grande parte dos parlamentares tucanos consultados pelo O POVO veem a aliança de Cid com o PT como uma questão secundária e que não lhes diz respeito: o importante é o apoio do Palácio Iracema. “Eu defendo Tasso e Cid juntos pelo fato de terem uma afinidade, uma história, o mesmo estilo de governar”, argumentou o deputado Osmar Baquit (PSDB).

Conforme O POVO mostrou no último domingo, a cobiçada segunda vaga da coligação em torno da reeleição de Cid pode acabar num apoio “informal” à candidatura de Tasso, que também vai tentar a reeleição em 2010. O PT, que queria lançar um candidato a senador, ao lado da já anunciada candidatura do deputado Eunício Oliveira (PMDB), pode ficar apenas com a vaga de vice-governador.

Afinidade
Não é apenas a “afinidade” que motiva os deputados do PSDB a apoiarem uma coligação informal com o grupo de Cid. A disputa por bases eleitorais é a principal resposta para o apoio tucano ao governador.

Para o líder da bancada do PSDB na Assembleia, João Jaime, “tudo é possível” e, caso uma aliança – mesmo informal – seja concretizada, será vista “com bons olhos”. “Mas também tem a questão nacional”, disse, lembrando que, em 2002, por causa da verticalização, houve um apoio de Tasso à senadora Patrícia Saboya (PDT) nos moldes do que se pensa para 2010. “Na época, a Patrícia era do PPS e não podia coligar aqui, por conta das questões nacionais, mas acabou saindo com Tasso”, lembrou. No entanto, o deputado afirmou que um “acordo branco”, se houver, se daria apenas no âmbito legal, porque na prática será efetivo.

Já o vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia, Tomás Filho, avalia que o apoio oficial será mais vantajoso, mas apenas se as condições do cenário nacional permitirem. “A gente tem uma candidatura forte a presidente e necessita de palanques estaduais”, argumentou.

Uma das mais ligadas a Tasso, a deputada Tânia Gurgel analisa o fato de Cid hoje estar com o PT. “Fica difícil a compreensão, mas olho para o lado do que já fizeram juntos (Cid e Tasso). Mas não sei como fica a verticalização, o palanque nacional”, disse.”

(Jornal O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

5 comentários sobre “Deputados do PSDB querem Tasso e Cid juntos em 2010

  1. eles nem precisam se unirem em 2010. já estão unidos desde 1990. duvido que o Cid venha a apoiar outro candidato que não seja o irmão dele. aí seria muita cara de pau do PT ficar na vice de um candidato que não vai apioar a Dilma.

  2. O PSDB ficou igual ao finado PFL e ao PMDB. Não importa quem seja o governo, o importante é tá no governo e “pegar um peitinho pra mamar”.

    E ainda falam de reforma política !!!!
    Pra que ?

    Tem que reformar é os POLÍTICOS !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =