Dilma: O povo quer mais do que o PT já ofereceu

Com o título “O primeiro passo é reconhecer o obvio”, eis artigo do jornalista Luis Henrique Campos, que pode ser conferido no O POVO destes sábado. Ele aborda dificuldades que Dilma terá com o Congresso neste seu segundo mandato. Confira:

Por mais que lideranças petistas estejam nesse momento torcendo o nariz contra visões dando conta de que o resultado da eleição presidencial mostrou uma divisão no país, é inegável sua caracterização nesse momento. Não na perspectiva de uma divisão regional, por classe social ou renda, como muitos estão de forma reducionista tentando colocá-la. É claro que entre os que rejeitam o atual Governo Federal há aqueles defensores da ideia de que o Brasil desinformado é PT, e os “esclarecidos” são oposição.

Felizmente os que pensam dessa forma não são maioria e contribuem pouco em termos quantitativos para essa divisão. Tentar esconder, todavia, o descolamento de boa parte de antigos eleitores do PT da atual gestão, é minimizar o recado dado nas urnas no último dia 26. Na verdade, fosse Aécio Neves, Marina Silva, Eduardo Campos ou qualquer um outro que se considerasse em condições de vencer Dilma Rousseff, acabaria encarnando o sentimento anti-petista que tem marcado a discussão política no país recentemente. Negar isso, talvez seja o primeiro erro do PT na tentativa de procurar recuperar parte do eleitorado que lhe já foi fiel.

O que se vivenciou na última eleição presidencial mostrou claramente o quanto parcela significativa da sociedade brasileira está querendo mais do que o PT ofereceu até agora. Se com Lula e Dilma o país pôde se orgulhar dos avanços sociais alcançados nos últimos 12 anos, é preciso entender que as demandas surgidas por conta dessa melhoria na qualidade de vida de parcela significativa da população, geraram outras tão urgentes como carentes de solução por parte do poder público.

Nesse sentido, o novo Governo Dilma terá pela frente missão extremamente delicada na condução de seu segundo mandato. Fato este agravado com a possível difícil relação que deverá ter no Congresso Nacional, não só com a oposição de faca nos dentes, mas com a própria base aliada como se viu esta semana na votação sobre os conselhos populares.

* Luiz Henrique Campos

opiniao@opovo.com.br 
Jornalista do O POVO

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =