Eleição da Câmara – Em xeque a força da prefeita

“Não se trata apenas da escolha do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. A disputa entre o vereador Acrísio Sena (PT) e o atual presidente da Casa, Salmito Filho (PT) – finalizada hoje – vai colocar em xeque a força política da prefeita Luizianne Lins (PT). O resultado dessa queda de braço vai resultar de articulações de ambos os lados, travadas madrugada adentro.

Depois de ouvir de Salmito que ele não queria ser o “candidato da prefeita”, mas dos vereadores, Luizianne entrou forte no apoio ao seu ex-líder na Câmara. O apoio foi fundamental para que Acrísio conseguisse uma lista de 25 apoiadores.

Isso acabou sendo ameaçado pela carta na manga do presidente da Câmara. Os que estão do lado de Salmito contavam ontem com a pressão que os partidos poderiam exercer sobre seus vereadores. O argumento é de que os mandatos pertencem às legendas, e os vereadores podem ser destituídos dos cargos caso descumpram decisão partidária.

Isso acabou não acontecendo. Pelo menos, com PTN e PMDB. Segundo fontes ouvidas pelo O POVO, nenhum líder partidário quis fazer negociações de longo prazo em prol da eleição da Câmara. Além de usarem como argumento o fato de ambos os candidatos serem do PT.

O PTN, com bancada de três vereadores, optou por ficar com Acrísio, enquanto os peemedebistas se dividiram ao meio.

Com isso, a preço de agora, Luizianne estaria perto de dar o troco a Salmito da derrota de 2009. No entanto, quem está do lado do atual presidente da Câmara, conta com uma reviravolta imposta pelos partidos, o que deixa de ser tão certa assim a vitória contada pelos aliados da prefeita.

Últimos instantes

Até o fechamento desta edição, reuniões ainda se configuravam pela cidade, de ambos os lados. Salmito estaria contado com 16. Acrísio com 25. Esse era o placar até a noite de ontem.
Os apoiadores de Acrísio, que teriam ido ao Iate Clube na noite de ontem, alegam que “todos” os que assinaram passaram por lá e reiteraram o apoio ao candidato da prefeita. “Eu acho que para o Acríso está ganho”, apostou o vereador Machadinho Neto (DEM).

Acrísio ou Salmito, quem ganhar, leva de brinde o título de “candidato natural” da base aliada da prefeita na sucessão municipal de 2012 – o maior objeto de desejo dessa briga. ”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 14 =