Eleições 2014 e o peso de Cid Gomes

foto cid gomes gov

Da Coluna Política do jornalista Érico Firmo, no O POVO desta quinta-feira:

Campanha eleitoral não se vence de véspera, muito menos na primeira pesquisa. Ainda mais quando se enfrenta grupo tão experiente, escolado nestas disputas, que está na máquina administrativa e tem tão poderosos aliados. Mas que a junção dos resultados é excelente para Eunício Oliveira (PMDB), isso é inegável. Líder com folga, ele tem também a menor rejeição, enquanto Camilo Santana (PT) tem a taxa mais elevada dos que dizem que não votariam nele em hipótese alguma. A vantagem de 28 pontos é maior do que um lado e outro projetavam para o início da campanha em televisão e rádio. O cenário é ótimo para o peemedebista para o início dessa fase decisiva, mas passa longe de ter qualquer ar de definitivo.

Dificilmente haja algum grupo que tenha estado na linha de frente de governos no Ceará por tanto tempo quanto os Ferreira Gomes. Era força secundária ou terciária na época dos coronéis, ascendeu com Tasso Jereissati e assumiu o controle há oito anos. Agora, enfrenta aquela que se prenuncia como sua mais árdua batalha. Passa longe de estar derrotado. Um alinhamento que reúne governo federal, estadual e a Prefeitura de Fortaleza jamais estará vencido faltando mais de um mês e meio para a eleição.

Porém, a campanha de Camilo Santana terá de arriscar, ousar. Não dará para ir administrando, empurrando com a barriga. Será necessário surpreender e ir para a rua com afinco. No piloto automático, o candidato do governo perde.

Com pressões, contrapressões e dúvidas sobre o envolvimento de Lula e Dilma Rousseff na campanha do Ceará, o governador Cid Gomes é o fator determinante para o futuro da candidatura de Camilo. Ele permanece extremamente popular, mas o percentual de ótimo e bom – 46% – fica só um ponto acima do menor da série histórica do Datafolha. Já o ruim e péssimo é o mais alto desde 2007. A boa notícia para os governistas é que o cenário é muito parecido com o de julho de 2010, quando o próprio Cid começava a campanha da qual sairia reeleito com folga.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Eleições 2014 e o peso de Cid Gomes

  1. Na realidade as notícias não são mesmo boas para o candidato do governo. Em relação à experiência do Cid vale lembrar que ele sempre contou com as experiência dos que agora estão do lado contrário. Tasso, Eunício, Eliane Novais entre outros experts em campanhas o ajudaram, e muito, no passado. O Cid, Dilma e o própro Lula entram bastante desgastados. O Lula, por incrível que pareça, poderá até atrapalhar. Foram muitas promessas não cumpridas. Além do mais ele não é candidato a nada. Muitos cearenses até se incomodam que ele venha dar pitaca por cá uma vez pois ele é eleitor em São Bernardo do Campo -SP e não no Ceará. A oposição, com certeza, colocará o Lula nas cordas. O candidato Camilo Santana, além de inexperiente, é do PT. O PT já mostrou que eles podem até ser bons no legislativo mas em se tratando de gestão são comprovadasmente inábeis. Na questão da segurança o PT não tem nada a mostrar, aliás tem a esconder tanto quanto o Cid Gomes. O crescimento das mortes por violência na Bahia governada pelo PT foi assustador. Em relação ao setor educaçõ a gestão Luizianne Lins colocou Fortaleza na rabeira do estado. Quem escolhe é o eleitor e ele sabe que do jeito que está não pode ficar. Os problemas são muito e todos sabem que o Cid errou mais do que acertou nas áreas de segurança e saúde, que pesam muito no currículo de qualquer gestor.

  2. O Santos ou é alienado ou está doido, ou anda cheirando cola, quem foi o governador que construiu ao longo de seu governo 3 hospitais no interior do estado, para desafogar os hospitais de fortaleza, foi o Tasso Jatinho? eu pergunto o governador de Minas é do PT? pq lá sim tem esses índices alarmates de violencia e que se quer é investigado pelo estado. Eu não tenho medo em afirmar para cada 4 obras que o Cid fez o Tasso fez 1 isso em 12 anos de desgoverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =