Escola pública de Maracanaú ganha prêmio nacional na área da educação inclusiva

Escola José Dantas Sobrinho em Maracanaú conquistou o 1° lugar no Prêmio Nacional Desenvolvimento Educacional Inclusivo: A escola no enfrentamento das desigualdades sociais, com o tema: O protagonismo juvenil no contexto sociocultural. A premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e patrocínio da Fundación Mapfre. O objetivo é identificar experiências de gestão voltadas ao desenvolvimento inclusivo de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho colaborativo feito por uma equipe de professores dedicados e unidos, inseridos na realidade de uma escola da periferia de Maracanaú. O projeto ensina a prática de respeito, solidariedade e assim contribui para minimizar as desigualdades existentes no contexto escolar e combater as situações de risco a que muitos estão expostos”, comenta Regina Aparecida da Silva, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Neste ano, a homenagem aconteceu em Fortaleza durante o Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Seis municípios do país foram selecionados entre as categorias: Escola e Secretaria. A premiação foi em dinheiro, e o primeiro lugar recebeu o convite para participar de um intercâmbio na Finlândia, com o intuito de trocar experiências inclusivas.

Essa é a segunda vez que a Escola José Dantas Sobrinho é ganhadora deste prêmio. Em 2011, a unidade ficou em 2º lugar com um estudo de caso de um aluno com paralisia cerebral na escola.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + onze =