ESP-CE muda data de seleção e deixa 900 inscritos em expectativa

A prova de seleção para Residência Médica da Escola de Saúde Pública do Estado, marcada para 7 de novembro, foi adiada para 12 de dezembro, o que pegou os inscritos de surpresa. Essa mudança foi comunicada no último dia de inscrições – sexta-feira última.

Os inscritos na seleção – mais de 900 candidatos, querem saber os motivos do adiamento, já que não foi liberado nada nesse sentido por parte da comissão organizadora do certame.

DETALHE – O dia 12 de dezembro cai na mesma data de provas da Residência Médica para o SUS de São Paulo. Muitos cearenses já estavam inscritos também nessa seleção.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

16 comentários sobre “ESP-CE muda data de seleção e deixa 900 inscritos em expectativa

  1. Complicadíssimo esse adiamento, tendo em vista que inúmeros candidatos já tinham se programado: ou daqui pra fazer provas fora (ex. SUS-SP, SUS-PE) ou já estavam com viagem programada para vir fazer a prova aqui na data inicial (07/11). Muita gente fez inscição aqui e para SUS-SP (aqui seria 07/nov e em SP 12/dez). De repente adiam o SUS-CE para o mesmo dia 12/dez. E o prejuízo financeiro de quem já tinha arcado com a inscrição!?
    E só uma nota no site da ESPCE comunicando o adiamento e pronto?! E os motivos…? E a errata/aditivo de edital (o edital do site ainda consta 07/11)?

    Um pouco mais de consideração com os inscritos…
    cya.

  2. Olá Eliomar,

    Sou médico e estou inscrito para prova da ESPCE.
    Acredito que esta mudança de data fere totalmente o acordado no edital do concurso e parece muita coinscidência para esta mudança tenha ocorrido no último dia de inscrição, quando todos já se inscreveram.
    Além do fato de ser no mesmo dia do SUS-SP, o maior concurso de residência médica do Brasil.
    Peço encarecidamente que o senhor seja uma voz ativa na busca de uma solução para esta arbritariedade.

    Grato e atenciosamente,

    Adjamar Alencar

  3. Caro Eliomar,
    Foi um desrespeito com os canditados essa mudança na data da prova. Eles deixaram para mudar após as inscrições terminarem. Além disso não publicaram justificativa cabível.
    Sou de Natal-RN, já com passagens compradas e hotel pago. Além disso, perdemos várias inscrições em outros concursos que ocorreriam na mesma data da ESP-CE.
    Um absurdo.
    Por favor, como jornalista, envie esse repudio também aos jornais da sua bela cidade.
    Grande Abraço!
    Carlos.

  4. Gostaria de postar aqui, como candidata inscrita, minha, por assim dizer, revolta. A ESP-CE nos pegou realmente de surpresa. Esperaram até o último dia das inscrições, quando a imensa maioria dos candidatos já estava inscrita e nos empurrou “goela a baixo” essa mudança de data, no mínimo, estranha!Não bastasse muita gente de fora já ter se programado com passagens e hotéis, a nova data coincide com nada menos que um dos maiores concursos de residência médica do país, no qual a maioria de nós também está inscrita!Infelizmente, quando publicamos esse tipo de indignação temos que ser comedidos e engolir seco as palavras que gostaríamos de dizer de verdade. Na ESP-CE, as surpresas costumam aparecer na hora da prova…Esse ano, chegaram cedo!Quem quiser que acredite na boa fé dessa mudança…

  5. Exatamente Eliomar, a ESP-CE deixou todo mundo a ver navios, um absurdo. As vezes tenho a impressão que esse pessoal que “organiza” esses concursos não tem a exata noção do alcance de suas de suas decisões. Parece não fazerem idéia de quanto e quantos atingem, certamente devem achar que é somente a prova e cegam pro ao redor como passagem aéreas, hospedagem, transporte, enfim, além de toda uma programaçao de provas em muitos outros estados que vão sendo encaixadas, planejadas e como num passe de mágica uma comissão organizadora vem e põe parte da estrutura abaixo. Pra não mais me alongar foi no mínimo irresponsável e desrespeitosa a atitude da ESP-CE, q deverá tentar amenizar as perdas causadas, quer seja por mudança da data da prova para uma outra mais oportuna, ressarcimento do valor das inscrições… e ainda se submeter a uma enxurrada de processos que ora se anunciam.

  6. Me permitam uma pequena correção: o período de inscrições via internet se encerrava às 17h do dia 21/10 (Quinta-feira) e a mudança de datas foi divulgada às 6:57h do dia 22/10 (Sexta-feira). A alteração ocorreu, portanto, APÓS o final do período de inscrições.

    Haveria algum conflito de interesses por trás de uma alteração tão repentina e não justificada?

  7. Para que o leigo entenda, as provas de residência médica são em muito mais difíceis e concorridas que o vestibular para o curso de Medicina. São inúmeras provas pelo país afora, umas mais “democráticas”, outras, infelizmente nem tanto. A mudança da data da prova da ESP-CE pegou todos os candidatos de suspresa por ter sido divulgada 1 dia após o término do pagamento das inscrições (DUZENTOS REAIS). O simples fato de adiar a prova não geraria problemas, não fosse a “coincidência” da data (12/12) com uma dasa maiores provas do país (a ser realizada em São Paulo), e que também tem vários cearenses inscritos. O que revoltou os inscritos foi a falta de clareza e postura por que não dizer anti-ética da comissão organizadora em esperar todos os inscritos pagarem as taxas para no dia seguinte comunicar o adiamento, sem dar a chance para o candidato decidir livremente por qual concurso optar, economizando assim alguns preciosos Reais. O ocorrido infelizmente põe em cheque a credibilidade moral de uma instituição tão respeitada como a Escola de Saúde Pública do Ceará ESPE-CE.

  8. Precisa-se reavaliar essa conduta de mudar a data da prova de Residência assim no apagar das luzes.Muitos de nós já está com passagem comprada e hotel reservado em Fortaleza.Tem que se utilizar do bom senso e deixar a data que já constava no edital para que não hajam prejudicados.É indamissível isso.

  9. Com a mudança do edital apos o final do prazo de inscrição o nosso estado fica cada vez mais MAL falado, é uma sucessão de fatos constrangedores para o estado!! UFC ano passado (esse ano sem problemas), IJF desse ano e agora a ESPCE.

  10. Absurdo isso que aconteceu, até parece que eles utilizaram de má fé, deixando essa mudança para último dia das inscrições!!!!!! Estou revoltadíssima, pois já comprei passagens para Fortaleza, já que não sou de lá e também irei fazer SUS-SP e já estou inscritas e com as passagens compradas!

  11. Caro Eliomar,

    Foi abusivo essa mudança de data após o fim das inscriçoes. Medicos de todo o brasil que passaram o ano se dedicando para tentar essa prova foram prejudicados. Isso so contribui para o descredito do concurso e das provas realizadas no Ceará. A prova realizada pelo ijf veio com varios “sinais” e, pelo visto, nada foi feito. Agora, essa mudança das regras do jogo no meio do jogo. Complicado…

  12. Arbitrariedade, é o mínimo o que se pode comentar a esse respeito.

    Devemos pensar agora os meios legais de nos manifestarmos.

  13. O que mais é estranho nessa mudança de data é ela ter ocorrido logo após o último dia de inscrição e não ser colocado nenhum motivo para isso. Somado a isso, temos o fato de que o edital do SUS-SP (o maior concurso de residência médica do país) ter saído bem antes do edital da ESP-CE e já marcava a data pro dia 12/12. Então como não imaginar que essa mudança de data não ocorreu por má-fé? Já estou com passagens compradas pra Fortaleza e São Paulo, então eu que me vire e arque com o prejuízo?
    É bastante revoltante a situação e temos que nos controlar bastante para não fazermos acusações graves, visto que não temos provas (pelo menos por enquanto).

  14. Somos de Belém do Pará e já havíamos nos programado para realizar a prova em Fortaleza. As passagens e as reservas do hotel inclusive já foram pagas. Esta mudança de data sem aviso prévio ejustificativa é uma falta de respeito com os inscritos. Para nós a instituição perde muito de sua credibilidade. Só queremos saber se mais uma vez os inscritos serão os únicos prejudicados e quem vai arcar com nossos prejuízos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − um =