Eunício aplica “Pauta Eletrônica” em comissão que preside na Câmara dos Deputados

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara iniciou os testes com  um sistema informatizado para o acompanhamento das matérias em tramitação: a Pauta Eletrônica.  Segundo o presidente da CCTCI, deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), o sistema é resultado do trabalho do Departamento de Comissões e do Centro de Informática que, ao longo dos últimos 18 meses, desenvolveram ferramentas inovadoras para oferecer todas as informações de que o deputado precisa durante a votação e o andamento dos trabalhos nas comissões, inclusive a possibilidade de acompanhamento de outras comissões e do plenário simultaneamente.

“A partir de agora, os deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia terão a oportunidade e o privilégio de testar o sistema, que será estendido em breve também às demais comissões da Câmara”, destacou Eunício Oliveira. O presidente afirmou ainda que, além da inovação tecnológica e agilidade nos processos da Comissão, a informatização da pauta vai resultar também em uma economia de papel e de cópias, feitas normalmente para que os deputados possam acompanhar as matérias em votação.

Ao apresentar a novidade aos demais membros da Comissão, o deputado Eunício Oliveira destacou a atuação do deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que deixou registrada, por meio de uma questão de ordem, sua indignação diante da quantidade de papéis gastos na confecção de pautas e avulsos sobre as matérias em tramitação. Todas as reuniões deliberativas da CCTCI serão informatizadas, e terão o acompanhamento de técnicos do Cenin para o aperfeiçoamento das ferramentas antes da implantação nas demais comissões. A partir do próximo ano, deverão ser instalados computadores permanentes, que ficarão embutidos nas bancadas dos plenários, para uso dos deputados.

(Agência Câmara)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =